''Sob Pressão - Plantão Covid'': Marjorie Estiano analisa missão da série e comenta desafio de gravar só com os olhos de fora

Episódios especiais fazem homenagem aos profissionais de saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(keiko-julia-shimura-carolina-marjorie-estiano-evandro-julio-andrade-charles-pablo-sanabio-decio-bruno-garcia-marisa-roberta-rodrigues-rosa-josie-antello-e-mauro-david-junior-)

Diante da maior crise sanitária da história recente, a equipe de Sob Pressão percebeu que não poderia esperar a quarta temporada da série - prevista para 2021 - para abordar o coronavírus. Por causa da urgência do tema, a produção teve o sinal verde para retornar à TV em uma edição especial a obra em dois episódios chamados Sob Pressão - Plantão Covid.

A produção estreia na próxima terça-feira, 6/10, e abordará a atuação dos profissionais de saúde na pandemia, prometendo muito realismo e emoção. Ao Gshow, Marjorie Estiano explicou o objetivo do projeto: “‘Sob Pressão’ é uma obra de dramaturgia que cumpre a missão não só de entreter, mas também de conscientizar e aproximar realidades. É um exercício muito grande para mim ler a realidade e interpretá-la na ficção".

A atriz, que interpreta a médica Carolina, falou ainda sobre o desafio de passar emoção em cena completamente coberta. Como a história se passa quase que integralmente dentro de um hospital de campanha para cuidar de infectados, o elenco gravou muitas cenas usando os equipamentos de seguranças necessários aos profissionais de saúde como figurino em cena.

"Os EPIs não eram cenográficos, eram fidedignos. Então, só ficavam os olhos de fora. Nesse sentido, fica mais difícil de compreender o momento dos personagens, mas a gente tem essa licença dessa compressão que é esse momento. E o olho e a voz entregam muita verdade, sinceridade".

“Não existe um novo normal para todos, existe um novo normal para cada um. Cada um leva a vida com a pandemia, suas incertezas e seus medos de uma forma muito específica. E nós somos um conjunto que trabalha com emoções. O desafio foi conseguir terreno firme para fazer com que a emoção encontrasse o caminho dela e contasse essa história”.

Inimigo invisível

Na trama, a missão de combater o vírus pouco conhecido se cruza com histórias emocionantes de pacientes e profissionais de saúde, em um local onde o caos está instaurado: muitos doentes, poucos médicos e escassez de materiais básicos para enfrentar a doença. Há falta de equipamentos, urgência em salvar vidas, saudade da família – elementos que fazem com que as emoções da equipe médica fiquem à flor da pele, assim como acontece na vida real.

“Este é mais um mérito de ‘Sob Pressão’: nossos protagonistas, que são heróis, também são falhos. É a vida como ela é, onde ninguém é perfeito”, contou Andrucha Waddington, diretor artístico da obra, destacando o realismo em todos os aspectos da história.

Autor do livro ‘Sob Pressão - A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro’, que deu origem, inicialmente ao filme e, em seguida, às temporadas na televisão, o médico Marcio Maranhão levou toda a sua vivência no enfrentamento do coronavírus para a intertemporada.

"Conseguimos condensar três grandes momentos que eu identifiquei: perplexidade como a crise se impôs, o colapso nos hospitais, nosso medo e incerteza diante de um vírus desconhecido; o chamado da profissão e o enfrentamento da doença que a gente não sabia como tratar; e o adoecimento dos profissionais de saúde. Mas tentamos mostrar essa realidade com esperança", adiantou.

O autor Lucas Paraizo ressaltou que a pandemia afetou a estrutura da série, que sempre contemplou o drama diante de três pontos de vista: do médico, do paciente e do familiar. Como pacientes com Covid ficam completamente isolados, o escritor passou a ter apenas dois pilares para contar as histórias dos episódios especiais.

"Os médicos passaram a ser a ponto entre esses familiares e os pacientes. Sempre temos as histórias dos médicos na série, mas agora o espaço é maior. Dará ao público uma nova visão", analisou.

Sob Pressão - Plantão Covid também terá uma novidade narrativa. "Ao mesmo tempo em que queríamos dar ao público algo que eles conhecem, queríamos ousar com uma brecha temática – e uma edição especial nos possibilita isso ainda mais. Foi aí que decidimos usar o flashback, mostrando como Evandro decidiu ser médico", adiantou.

Homenagem aos profissionais de saúde

Os novos episódios trazem de maneira ainda mais expressiva a visão da equipe médica sobre o problema, mostrando que por trás das máscaras existem profissionais de saúde atuando sob pressão, arriscando seus sonhos e até mesmo a própria vida em prol do outro.

"Existe uma grande homenagem aos profissionais de saúde que estão na linha de frente, em primeiro lugar. Além disso, a gente tenta trazer uma mensagem de esperança de que esse momento vai passar e que, se a gente se cuidar e cuidar dos outros, ficaremos bem", afirmou Andrucha.

Escrita por Lucas Paraizo, com consultoria do médico Marcio Maranhão, Sob Pressão - Plantão Covid tem direção artística de Andrucha Waddington. A série é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.