Mirante Popular Maranhense

Veja o videoclipe de animação da música Sou de Pouca Fala da sambista maranhense Patativa

A animação teve como criador Marcos Faria, com roteiro dele e do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro. O clipe está no canal do Youtube e retrata as ruas e as rodas de samba de São Luís.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Patativa e o novo disco "Sou de Pouca Fala"
Patativa e o novo disco "Sou de Pouca Fala" (Google/Divulgação)

A música "SOU DE POUCA FALA" da sambista maranhense Patativa foi escolhida para um clipe, que também funciona como lyric video, criado em animação por Marcos Faria. Com roteiro de Faria e Zeca Baleiro, o clipe está rodando no YouTube e retrata as ruas e as rodas de samba de São Luís, entre outras referências de Patativa.

Esta faixa que dá nome ao segundo disco de Patativa, "Sou de Pouca Fala", que apesar de se dizer sambista, constata no novo trabalho a sua versatilidade musical e compositora. Enfim, ela compõe em vários gêneros. Neste novo álbum ela traz cacuriá (“Pega Maum”, com participação de Rosa Reis e Camila Reis), mina (“No Pé da Minha Roseira”) e xote (“Não Faço Nada sem Poder”, no qual divide os vocais com Zeca Baleiro).

A artista de 82 anos costuma chamar suas criações de “sambas de bêbado”, por serem curtos e fáceis de aprender. Autora de mais de cem composições, perdeu na informalidade muitas de suas criações. Agora outra parte da obra fica registrada, se somando ao disco de estreia “Ninguém é melhor do que eu”, lançado também pela Saravá Discos.

Gravado em São Luís (MA), “Sou de Pouca Fala” tem arranjos e direção musical de Luís Junior Maranhão, que divide a produção do álbum com Zeca Baleiro.

Patativa

A compositora Maria do Socorro Silva ganhou o apelido de Patativa “ainda bem novinha”, como ela mesmo conta. Um amigo disse que ela parecia o pássaro, que gostava de cantar noite e dia. A princípio ela se zangou, mas a alcunha acabou pegando.

Natural de Pedreiras, no interior do Maranhão, mesma cidade natal de João do Vale, a fama de Patativa corre longe. Tem muitos sambas conhecidos e cantados a plenos pulmões em rodas informais em feiras e bares da cidade de São Luís, para onde se mudou aos 10 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.