June

Jorge Thadeu fala de nova música feita com Gerude

Noite de Lua Cheia é de autoria dele e Gerude. A música faz parte do novo EP de Gerude, que sain ainda neste mês de Junho

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 26/06/2023 às 08h41
Jorge Thdeu no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Jorge Thdeu no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação (Jorge Thadeu)

Nascido na cidade de Pinheiro, no Maranhão, mas residente em Salvador, capital da Bahia, o cantor e compositor JORGE THADEU participou do quadro JUNE, no PLUGADO, na MIRANTE FM, para falar do SINGLE, "NOITE DE LUA CHEIA', de autoria dele e GERUDE, de quem destacou a ligação musical, de parentesco e o definiu como "USINA MUSICAL". A música faz parte do novo EP de GERUDE que estará disponível ainda neste mês de junho.

- Além da nossa antiga ligação musical, o parentesco, Gerude pra mim é uma usina musical, um artista do toque de violão único e que motiva a gente a fazer música. É uma alegria participar do novo EP dele na faixa Noite de Lua Cheia, um tambor de crioula. Graças a tecnologia que nos permitiu a conexão para que fizéssemos juntos esta música. Assim como todo o disco de Gegê, que tem boi de orquestra, boi da baixada, tambor de crioula, essa música tá muito legal. Espero que toque na rádio e as pessoas gostem - assegura.

São João, em São Luís

Indagado por mim sobre a distância geográfica deste período junino em que São Luís se contagia de cores, batuques e sotaques, JORGE declarou que o BANZO é grande, mas afirma que não perdeu a esperança de voltar a curtir o São João em São Luís.

- Só eu sei o quanto sinto do São João do Maranhão, principalmente, a gente que tem a batida do coração no ritmo das matracas, dos pandeiros, das matracas, da zabumba. Quando vejo na TV, o São João do Nordeste em que aparece o Maranhão, a sensação é de nostalgia. Mas, não perdi a esperança de voltar a curtir essa linda festa. Sou da época do boi da Madre Deus, convivendo com Patativa, Cristóvão Alô Brasil, a catuaba do Diquinho, e com vários cantadores do bumba meu boi. Eu aprendi com eles. Pra fazer o personagem do Sonho de Catirina Chico Maranhão, depois Catirina, com Papete, Fernando Bicudo e Josias Sobrinho, o meu personagem no musical era de cantador. A minha fonte de inspiração foi João Chiador com seu bigodinho, a elegância com a sua toalhinha - lembra.

Ele lembrou ainda o tempo em que o artista maranhense era o grande protagonista nos arraiais da cidade.

- Sinto falta das manifestações culturais, mas sinto saudade dos shows de artistas maranhenses houve uma época em que faziamos muitos shows. Nós éramos as atrações principais dos arraiais. Os artistas maranhenses sentem muita saudade quando nós éramos as principais atrações. Hoje, a coisa está muito mudada. Enfim, isso aí é uma discussão pra outro momento - brinca.

O Retorno

Jorge diz não descarta vontade de voltar a viver no Maranhão. O meu compromisso sentimental com o Maranhão ainda não acabou. Tive que morar na Bahia também por um compromisso sentimental com meus pais. Isso pra mim não tem preço. Mas, não está descartada o meu retorno Maranhão, como também de morar em outro lugar. O futuro a Deus pertence - profetiza.

Emocionado

Jorge Thadeu se emociona a falar da parceria feita com o poeta CELSO BORGES e GERUDE. A música chama-se UNISSEX.

- Lamentei bastante a morte deste querido amigo Celso Borges. A gente tá resgatando essa música, Unissex, muito interessante, que é um rock. Gegê deve gravar. Se ele não gravar, eu gravo. A gente vai gravar esta música em homenagem a Celso Borges - ressalta. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.