Troca de Ideia

Comunicação Comunitária e os Povos Tradicionais

As jornalistas Cristiane Moraes, Yndara Vasques e Franci Monteles são unânimes em afirmar que na comunicação comunitária o protagonismo é dos povos tradicionais. Elas ministraram oficina sobre o tema na UFMA.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 26/06/2023 às 08h27

Entende-se que fazer mídia comunitária é fazer rádio, televisão, jornal, internet e outros veículos alternativos, para o povo, sem fins lucrativos, apenas como um processo de construção realizado pela própria comunidade, a fim de informar o seu grupo de pessoas e debater ideias de modo geral.

Yndara Vasques, Cristiane Moraes e Franci Monteles no Plugado, na Mirante FM. Foto: Franci Monteles
Yndara Vasques, Cristiane Moraes e Franci Monteles no Plugado, na Mirante FM. Foto: Franci Monteles

O tema RÁDIO COMUNITÁRIA: A PARTIR E PARA OS POVOS TRADICIONAIS foi destsaque no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, na última terça-feira (20/6), tendo como anfitriãs as experientes jornalistas CRISTIANE MORAES, YNDARA VASQUES e FRANCI MONTELES. O trio de mulheres empoderadas e atuantes ministraou oficina de Comunicação Comunitária: a partir e para os povos e comunidades tradicionais, durante o XVII Encontro Humanístico da Universidade Federal do Maranhão com organização do Centro de Ciências Humanas.

De rede em rede, de território em território, das mais variadas formas, se constituindo no local-local e no local-global, as experiências de comunicação popular e comunitária que surgem pela própria necessidade de comunicar colocam o desafio de que comunicadoras e comunicadores de povos e comunidades tradicionais estejam no centro dos debates e da formulação de projetos de regulação e políticas de comunicação no país, propondo alternativas que sigam barrando os retrocessos e avançando em direitos. E mais detalhes sobre o tema no PODCAST/PLUGADO MIRANTE FM. E com a palavra as três jornalistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.