Mirante FM

40 anos do disco Refavela é o assunto do Podcast Plugado

Refavela é um álbum de 1977 do cantor, compositor e músico Gilberto Gil, pelo selo Phonogram, da trilogia RE, que se refere aos álbuns: Refazenda (1975) e Realce (1979).

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Gilberto Gil no Podcast Plugado
Gilberto Gil no Podcast Plugado (Divulgação)

O ano de 2020 será cheio de trabalho para Gilberto Gil, de 77 anos. Em março, ele grava em Copenhague, no DR Koncerthuset, para disco e DVD, o show de seu mais recente álbum de inéditas, “OK OK OK” (de 2018). E em julho, junta-se a filhos e netos na Europa em “Nós, a gente”, um show “ainda em gestação” que deverá ter todos os Gil “que puderem ir para o palco”.

Gil também é a estrela do documentário “Refavela 40”, de Mini Kerti, apresentado, na HBO (e está no streaming, na HBO GO). O filme parte do espetáculo de comemoração dos 40 anos do álbum “Refavela”, orquestrado em 2017 por Bem, filho do cantor, para investigar todas as conexões envolvidas na criação desse divisor de águas da música brasileira. Ou seja, o disco deveria festejar 42 anos em 2019, mas Gil e o clã preferem dizer pelos quatro cantos do mundo que o Refavela festeja os 40 em uma década.

A viagem de Gil à Nigéria em 1977, os blocos afro da Bahia, os bailes da Black Rio, Luiz Melodia, o reggae de Bob Marley... tudo isso se junta a entrevistas e imagens de arquivo de variadas épocas, mais gravações do show “Refavela 40” na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, e de um reencontro de Gil com músicos que participaram do disco.

O 2º Festival Mundial de Arte e Cultura Negra (FESTAC 77) em Lagos, Nigéria reuniu 50 mil artistas afrodescendentes e da diáspora negra, dentre eles o artista Fela Kuti, que influenciou Gil na sonoridade afrobeat e juju music. Houve também a influência do funk americano; do reggae; dos blocos carnavalescos baianos Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy, que propunham a reafricanização do carnaval; e do Movimento Black Rio.

Assim como Refazenda, que revisitou suas raízes nordestina, o álbum Refavela surge com a ideia de revisitar suas raizes africanas.

Refavela é um álbum de 1977 do cantor, compositor e músico Gilberto Gil, pelo selo Phonogram, da trilogia RE, que se refere aos álbuns: Refazenda (1975) e Realce (1979).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.