Associação criminosa

Pai e filho são presos por crime de agiotagem na cidade de Miranda do Norte

Segundo a polícia, além de cobrarem juros exorbitantes, eles ainda ameaçavam as vítimas e apreendiam os bens delas em troca de dívidas

Imirante.com, com informações da SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07

MIRANDA DO NORTE – Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Civil do Maranhão prendeu duas pessoas suspeitas de praticarem crimes de usura (agiotagem), ameaças, posse ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo em via pública e associação criminosa.

As prisões foram feitas em uma casa no Bairro Novo, na cidade de Miranda do Norte. / Foto: Divulgação/SSP.
As prisões foram feitas em uma casa no Bairro Novo, na cidade de Miranda do Norte. / Foto: Divulgação/SSP.

As prisões foram feitas durante a operação Midas, no Bairro Novo, na cidade de Miranda do Norte. Os presos são da mesma família, sendo o pai, de 58 anos, e seu filho de 21 anos. O terceiro investigado, que também é filho do homem de 58 anos, conseguiu empreender fuga na hora da abordagem policial.

Segundo o delegado Samuel Morita, a polícia recebeu inúmeras denúncias relatando que no Bairro Novo, uma família administrava uma associação criminosa, que praticava agiotagem. Além de cobrarem juros exorbitantes, o grupo ainda ameaçava as vítimas e inclusive apreendia os bens delas, por meio de ameaças, em troca de dívidas

Os presos ainda são suspeitos de realizarem disparos de arma de fogo em via pública, com o intuito de imporem a violência.

Durante a operação, foram apreendidos: três veículos suspeitos; quase R$ 11 mil em espécie; uma arma de fogo; munições; celulares; cordões; cartões bancários e de benefícios sociais em nome de terceiros e com senhas; documentos pessoais e cheques de terceiros e anotações de valores de possíveis empréstimos.

Material apreendido. / Foto: Divulgação/SSP.
Material apreendido. / Foto: Divulgação/SSP.

A operação foi intitulada como Midas em alusão à mitologia grega sobre um personagem que tudo que tocava virava ouro. A ação foi coordenada por homens das delegacias de Miranda do Norte e de Itapecuru Mirim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.