Medidas sanitárias

Flávio Dino define regras de flexibilização do uso de máscaras no Maranhão; veja quais são

A obrigatoriedade do uso de máscaras no Maranhão ocorre desde abril de 2020, quando a pandemia da Covid-19 estava em crescimento em todo o mundo.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h09
A obrigatoriedade do uso de máscaras no Maranhão ocorre desde abril de 2020.
A obrigatoriedade do uso de máscaras no Maranhão ocorre desde abril de 2020. ( Foto: Reprodução)

MARANHÃO - Conforme adiantou em discurso no interior do Maranhão, o governador Flávio Dino (PSB) anunciou, na tarde desta quinta-feira (11), durante entrevista coletiva as novas medidas sanitárias no Estado.

Leia também:

Imirante.com lança hotsite especial de informações sobre o novo coronavírus; acesse

A obrigatoriedade do uso de máscaras no Maranhão ocorre desde abril de 2020, quando a pandemia da Covid-19 estava em crescimento em todo o mundo.

Durante a entrevista desta quinta, Flavio Dino anunciou o uso facultativo de máscara em locais abertos em todo o estado e o uso opcional em ambientes fechados em cidades com 70% da população vacinada com duas doses ou dose única contra o coronavírus (Covid-19).

O governo explicou, ainda, que a decisão foi tomada após uma reunião com médicos infectologistas e com base nos números da pandemia e da vacinação contra a Covid-19 no Estado.

De acordo com Flávio Dino, até ontem , segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 66 pessoas estão internadas com Covid-19 em hospitais da rede estadual e privada. E nos últimos 15 dias, apenas seis óbitos foram registrados no Maranhão.

Veja o decreto na integra

Uso de máscaras no Maranhão

Uso facultativo da máscara em locais abertos em todo o estado (Municípios podem editar normas exigindo o uso da máscara);

Uso obrigatório em locais fechados em cidades com menos de 70% da população vacinada

Uso opcional da máscara em locais fechados em cidades com mais de 70% da população vacinada com duas doses ou a dose única;

Cidades com menos de 70% da população vacinada: se estabelecimento exigir comprovante das duas doses ou dose única para o acesso, máscara é opcional.

Covid no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite dessa quarta-feira (10), que o Maranhão tem 10.250 mortes e 362.254 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, foram contabilizados dois óbitos e 149 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo sete na Grande Ilha de São Luís, 15 em Imperatriz e 127 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, registrou queda e está em 2,82%.

As pessoas que apresentarem sintomas do novo coronavírus em São Luís podem procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Parque Vitória, Cidade Operária e Araçagy. Os profissionais da área da saúde e da segurança pública estão sendo atendidos exclusivamente no Viva da Beira-Mar. Para a população no interior maranhense, os hospitais regionais continuam realizando a coleta para os exames.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.