Educa Mais Brasil

Prouni 2019: consulta de vagas já está liberada para estudantes

As inscrições começam nesta quinta-feira (31).
Educa Mais Brasil30/01/2019 às 15h30
Prouni 2019: consulta de vagas já está liberada para estudantesNesta edição, serão ofertadas mais de 234 mil bolsas. ( Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Um dia antes das inscrições para o Programa Universidade para todos (Prouni), os estudantes já podem consultar as bolsas disponíveis e as instituições participantes do processo seletivo do primeiro semestre de 2019. A consulta pode ser feita no site do Prouni e a pesquisa realizada por meio de três filtros: nome do curso, instituição de ensino ou por município.

Nesta edição, serão ofertadas mais de 234 mil bolsas - 116.813 integrais e 127.075 parciais – distribuídas em mais de 1.239 mil instituições. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta é a maior oferta de vagas da história do programa.

Atenção na hora de fazer a consulta. Caso seja feita a busca por graduação, o sistema exibe em quais Estados e municípios foi encontrada a formação desejada. Basta o estudante clicar na localidade desejada que serão exibidas as faculdades participantes e também as informações de mensalidade, modalidade (presencial ou a distância), o grau (licenciatura, bacharelado ou tecnológico) e a modalidade da bolsa (parcial ou integral).

Para se inscrever no processo seletivo o estudante não pode ter diploma de curso superior e precisa ter participado do Enem 2018, tendo obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e nota superior a zero na redação. As exigências também mudam dependo da bolsa. No caso das bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Inscrições

O Ministério da Educação alterou o calendário do Prouni. As inscrições passam a ocorrer entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, no site do programa. O resultado inclui duas chamadas regulares, previstas para 6 e 20 de fevereiro, respectivamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.