Educa Mais Brasil

Conheça os prazos e mudanças no Fies 2019.1

O Ministério da Educação (MEC) publicou nessa quarta-feira (9), o edital com informações sobre o programa.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Os interessados devem se inscrever entre 5 e 12 de fevereiro, até às 23h59 do último dia.
Os interessados devem se inscrever entre 5 e 12 de fevereiro, até às 23h59 do último dia. ( Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Milhares de pessoas que não têm condição de arcar com as mensalidades de uma faculdade recorrem ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), alternativas para quem não quer deixar de realizar o sonho de ingressar no ensino superior. E quem não pretende adiar ainda mais essa vontade, precisa ficar atento aos prazos e às regras de cada modalidade. O Ministério da Educação (MEC) publicou nessa quarta-feira (9), o edital com informações sobre o programa.

Os interessados devem se inscrever entre 5 e 12 de fevereiro, até às 23h59 do último dia - de acordo com o horário de Brasília. Todo procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies. Já os resultados estão disponíveis no dia 18 do mesmo mês. Mas fique ligado, outras datas importantes vem logo em seguida. A complementação das inscrições dos candidatos no Fies Seleção, por exemplo, acontece de 19 a 25 de fevereiro. Já a inscrição na lista de espera do Fies está prevista de 20 de fevereiro a 31 de março.

Entendendo o Edital do Fies 2019

De acordo com o edital, os candidatos serão classificados (Fies) ou pré-selecionados (P-Fies) na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, no grupo de preferência para o qual se inscreveram. Consequentemente, a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010 e média mínima de 450 pontos e superior a zera na redação, ainda é obrigatória em ambas as modalidades.

No caso do P-Fies, a pré-seleção do candidato fica condicionada também à aprovação dos Agentes Financeiros Operadores de Crédito (AFOC). Será necessário ainda validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e ter a documentação aprovadas pelos agentes financeiros.

O edital pontua ainda que as melhores condições de financiamento estudantil serão garantidas aos candidatos pré-selecionados que se apresentem primeiro nas comissões as instituições de ensino.

Novas possibilidades

Caso você não consiga ingressar no curso dos seus sonhos através das modalidades do Fies não precisa se preocupar e nem adiar o sonho da graduação. O Educa Mais Brasil oferta bolsas de estudo para várias modalidades de ensino e, através dele, é possível conseguir descontos de até 70% para sua graduação. Se interessou? Não perca tempo. Acesse o site do programa e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.