Educa Mais Brasil

Cinco cursos da área de Comunicação Social para ingressar pelo Enem

Entre as características desses profissionais estão criatividade e versatilidade.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Os cursos de Comunicação Social possuem uma variedade de habilitações.
Os cursos de Comunicação Social possuem uma variedade de habilitações. ( Foto: Diculgação)

MARANHÃO - Gostar de pesquisar, ler, apresentar informações, ser criativo e ter uma boa dose de curiosidade são alguns dos requisitos recomendados para quem pensa em seguir carreira na área da Comunicação. Versatilidade é também fundamental para que os futuros comunicólogos tenham um bom posicionamento no mercado de trabalho. O leque de possibilidades é amplo. É possível atuar em frente à TV, nos bastidores, com novas mídias ou com tecnologias que afetam diretamente o dia a dia das pessoas. Os cursos de Comunicação Social possuem uma variedade de habilitações. Confira alguns cursos para concorrer via Enem.

Jornalismo

O mercado de trabalho do jornalista é dinâmico. Com o diploma em mãos, o jornalista pode trabalhar em redações de jornais, na TV, em programas de rádio, assessorias de imprensa, portais de notícias, além de comandar o departamento de comunicação de órgãos públicos e privados.

Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda também pode ser encontrado com as nomenclaturas “Comunicação Social - Publicidade e Propaganda” ou “Propaganda”. Com duração de quatro anos, o curso prepara os estudantes para fazer criação de campanhas e peças publicitárias para a divulgação de marcas, produtos e serviços. Uma das possibilidades para o profissional é a atuação em agência de publicidade.

Produção Cultural

O curso de Produção Cultural é voltado para o planejamento, organização e coordenação de projetos e produtos culturais, artísticos, esportivos e de divulgação científica, como festivais de música, exposições, filmes, peças de teatro e outros. O produtor cultural faz parte de todo o processo do projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação e avaliação de resultados, podendo atuar em instituições públicas como também em empresas do ramo privado.


Rádio, TV e Internet

Ofertado na modalidade tecnológica, o curso de Rádio, TV e Internet tem duração média de dois anos. Depois de formado, o profissional pode ficar responsável por equipes de gravação e de produção de programas educativos, de entretenimento e jornalísticos, além da produção de conteúdo para web.


Relações Públicas

O profissional de RP pode trabalhar com a produção de eventos, assessoria de imprensa e também com pesquisa de clima organizacional e de opinião. Em outras palavras, relação pública é responsável pela divulgação, promoção e preservação da imagem de uma marca, produto, figura artística ou política.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.