Ministério da Saúde

Carreta da Saúde contra a Hanseníase chega ao MA nesta terça

População poderá fazer testes gratuitos voltados para a detecção da doença.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS - A partir das 9h desta terça-feira (16), a feira da Cidade Operária (próximo à UPA), receberá os atendimentos da Carreta da Saúde contra a Hanseníase. A população poderá fazer testes clínicos gratuitos voltados para a detecção da doença. Na quarta-feira (17), os procedimentos serão feitos na avenida dos Africanos, próximo à Fundação Bradesco.

A prestação dos serviços é uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e prefeituras municipais para garantir os atendimentos em 22 municípios maranhenses até o dia 20 de abril.

A carreta é composta por cinco consultórios e um laboratório para diagnóstico da doença e faz distribuição gratuita de medicamentos. Estão agendados atendimentos também nos municípios da Região Metropolitana de São Luís, Paço do Lumiar no dia 18 (praça do Viva Maiobão) e Raposa dia 19 (praça principal, em frente à delegacia).

Campanha

A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae. Por meio do slogan “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”, a ação reforça a importância do diagnóstico precoce da doença como forma de prevenir as incapacidades físicas decorrentes do diagnóstico tardio, e lembrar que a hanseníase tem cura e o tratamento é ofertado gratuitamente no SUS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.