Energia elétrica

Minuta de edital de leilão de transmissão de dezembro entrará em audiência pública

Serão leiloados dez lotes com 1.432 km de linhas de transmissão. No Maranhão, serão 365 km.

Imirante, com informações da Aneel

Atualizada em 27/03/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - A minuta de edital do leilão de transmissão nº 6/2011 será tema de audiência pública nesta quinta-feira (6). Os trabalhos se estendem até o dia 17. O documento foi aprovado na reunião pública da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneeç) nesta terça-feira (4). Serão leiloados dez lotes com 1.432 km de linhas de transmissão e 13 subestações. Os empreendimentos deverão demandar R$ 1,73 bilhão em investimentos, com criação, segundo a agência, de 8,7 mil empregos diretos.

O certame está previsto para 16 de dezembro, na BM&F Bovespa, em São Paulo. O prazo das obras vai variar de 18 a 24 meses. A Receita Anual Permitida (RAP) máxima prevista pela Aneel para todos os lotes é de R$ 204,71 milhões, valor que deverá cair com a disputa no leilão. A RAP é a remuneração que as empresas vencedoras terão direito pela prestação do serviço de transmissão a partir da entrada em operação comercial dos empreendimentos.

As instalações de transmissão serão construídas em nove Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Goiás e Maranhão. No Maranhão, está prevista a construção de linhas de tranmissão de 500 kV entre as cidades de Açailândia e Miranda, com extensão total de 365 km.

Os documentos referentes ao leilão, como a minuta do edital e o contrato de concessão de serviço público, estarão disponíveis na página eletrônica da Aneel na internet, na seção "audiências públicas". Interessados em participar da audiência pública devem encaminhar suas contribuições ao e-mail ap53_2011@aneel.gov.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.