Blog do João Rodrigues

Projeto prevê extinção do Parque Nacional da Chapada das Mesas

Em tramitação na Câmara, a ideia do projeto é transformar o parque em reserva extrativista.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - Quase cinco anos depois de ser criado Parque Nacional da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, ele pode ser extinto para dar lugar a uma reserva extrativista.

O Projeto de Lei é encabeçado pelo deputado federal Domingos Dutra(PT-MA), com a co-autoria dos deputados Leonardo Monteiro (PT-MG) e Eudes Xavier (PT-CE), e está em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Apesar de não haver ainda previsão de data de votação, a matéria vem preocupando movimentos sociais e ambientalistas da região de Carolina e municípios vizinhos.

O deputado maranhense tenta justificar a matéria dizendo que a transformação do parque em reserva extrativista dará direito às famílias que moram naquela área a explorar o extrativismo e fazer roças entre outras atividades proibidas atualmente em função da área ser de proteção ambiental.

Para o ambientalista Deijacy Rêgo, as jusitificativas não se sustentam em função dos frutos do serrado estarem escassos. A terra na região é arenosa e não atende às necessidades para plantações de roça. Caso seja aprovada, a lei impedirá que o governo federal indenize as famílias por entander que a área é de reserva extrativista e portanto as famílias teriam como se sustentar.

Leia no Blog do Jornalista João Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.