Norte e Nordeste

Pesquisa fará diagnóstico de atendimento no pré-natal

Imperatriz e Açailândia estão na lista dos municípios escolhidos para a pesquisa.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

IMPERATRIZ - Uma pesquisa do Ministério da Saúde vai fazer um diagnóstico de como está o atendimento no pré-natal e pós-parto na região Norte e Nordeste do país. Imperatriz e Açailândia estão na lista dos municípios escolhidos para a pesquisa que tem como objetivo propor políticas públicas para o atendimento às mulheres grávidas no país.

Veja, ao lado, na reportagem de Janeth Carvalho e Raimundo Beserra.

A pesquisa será realizada em 50 municípios da região Norte e da chamada Amazônia Legal. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Maranhão está entre os Estados com maior índice de mortalidade infantil do país. Em Imperatriz, a pesquisa será realizada em dois postos de saúde: um na zona urbana e outro na zona rural da cidade. A coleta de informações vai ser feita por pessoas que já trabalham na área de saúde. Além de Imperatriz, a cidade de Açailândia também participa da pesquisa.

As últimas pesquisas mostram que no Norte e Nordeste a situação é preocupante: para cada mil crianças que nascem, aproximadamente 30 morrem antes de completar um ano de idade. Com a nova pesquisa, o objetivo é implementar políticas públicas no que diz respeito ao atendimento de mulheres grávidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.