Recuperação

Obra nas barragens do Flores e Pericumã começam em março

Convênio para realização do trabalho, no valor de R$ 1,8 milhão, já foi assinado.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h01

SÃO LUÍS - Os serviços de recuperação das barragens do Rio Flores, localizada no município de Joselândia, e a de Pericumã, em Pinheiro, devem ser iniciados em março. O convênio para a realização do trabalho, no valor de R$ 1,8 milhão, já foi assinado entre o governo do Estado e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Para avaliar os serviços que serão executados na barragem do Rio Flores, o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Afonso Ribeiro, e o engenheiro civil da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), José Lauro Bezerra Braga, visitaram o local na semana passada.

Acompanharam a visita os engenheiros do Dnocs do Piauí e Ceará, Francisco Ribeiro e José Guerra, e prefeitos da região. A vistoria na Barragem do Pericumã está prevista para a próxima quarta-feira (27).

Na barragem do Rio Flores serão feitas as limpezas dos maciços e diques, das canaletas de drenagem, além de recuperação do concreto do sangradouro e restauração completa da válvula dispersora.

No ano passado, o secretário Afonso Ribeiro visitou as duas barragens, onde constatou a necessidade de recuperação de ambas. Em agosto, ele solicitou do diretor-presidente do Dnocs, Elias Fernandes Neto, a recuperação das barragens e a instalação de uma coordenação estadual do órgão no Maranhão.

“Constatamos que existem alguns problemas na barragem, mas está tudo sob controle. Faremos a recuperação e, apesar das chuvas, a população pode ficar tranquila, pois não há motivo para preocupação”, garantiu o assessor da Sinfra, José Lauro Braga.

Braga informou que a Sinfra está elaborando o processo licitatório, que será concluído em torno de 45 dias. Após o início das obras, a previsão é que os serviços estejam prontos em aproximadamente 90 dias.

A barragem do Rio Flores foi inaugurada em 1987 e tem como principal função conter as enchentes nos municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale, Bacabal, São Luís Gonzaga do Maranhão e Arari. Já a Barragem do Pericumã foi construída pelo Dnocs para evitar a penetração de águas salinas no Rio Pericumã, que abastece as cidades de Pinheiro e Palmeirândia, na Baixada Maranhense.

Com informações da Sagrima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.