Saúde

CTA de Caxias vai intensificar ações contra Aids

Atualizada em 27/03/2022 às 13h42

CAXIAS - O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) quer redobrar suas ações de conscientização dos jovens caxienses em relação à Aids. É que, dentro dos dados estatísticos do órgão, os jovens em idade reprodutiva aparecem entre as maiores vítimas do vírus HIV. São 31 casos de soropositivos notificados de pessoas com idade de 14 aos 30 anos.

A coordenadora do CTA, Maria José Ferreira, apontou os projetos educativos como uma das alternativas para a redução dessa incidência. Um dos projetos que terá continuidade este ano é sobre a formação de jovens multiplicadores de informação nas escolas de ensino médio.

Para isso, serão realizados treinamentos e formada uma comissão de jovens das escolas da rede pública, para que eles auxiliem na disseminação de conhecimentos importantes para a prevenção da Aids.

Outra proposta sugerida pela coordenadora é que, dentro destas escolas, haja um jovem responsável pela distribuição de material educativo, incluindo o preservativo. Mas, antes que isso aconteça, uma barreira terá que ser rompida: o medo e o preconceito de alguns pais. Ela explicou que, em algumas escolas onde esse tipo de trabalho já foi feito, alguns pais temem que a distribuição de preservativos incentive a sexualidade precoce.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.