Mutirão de divórcios em Bom Jardim promove 40 audiências

Atualizada em 27/03/2022 às 13h58

BOM JARDIM - O Fórum de Bom Jardim promoveu um mutirão de divórcios nesta segunda-feira, 30. Foram ao todo 40 audiências, que legalizaram a situação de casais separados, de fato, há mais de dez anos. Devido à expressiva demanda, um segundo mutirão está marcado para o mês de setembro.

As partes requeridas foram citadas por meio de edital publicado no Diário Oficial. Isso porque, segundo o juiz titular da comarca, Júlio César Lima Prazeres, grande parte deles vivia em locais desconhecidos. "Mais de 90% dos requerentes haviam estabelecido outro relacionamento estável, contudo estavam impedidos de casar por não possuir a certidão de divórcio do primeiro matrimônio", informou.

A demanda foi identificada durante os preparativos de casamento comunitário, em setembro de 2006 - o último promovido pela comarca. Segundo o juiz, havia casos separados há mais de 30 anos que não podiam casar por conta do vínculo legal.

Após a publicação no Diário Oficial, não havendo manifestação da parte citada, a Justiça nomeia um curador que a represente, para que a audiência de instrução ocorra. Depois que a parte requerente provar estar separada há pelo menos dois anos, a certidão é expedida num prazo de 15 dias.

Casamento

De acordo Júlio César Prazeres, haverá novo mutirão em setembro, quando mais 40 casais irão receber a certidão de divórcio. Serão ao todo 80 cidadãos a conquistar o direito de se unir oficialmente a outro companheiro.

Devido a esse interesse, demonstrado de forma quase unânime pelos recém-divorciados, a comarca se prepara para mais um casamento comunitário dia 13 de dezembro. "A expectativa é que 200 casais participem do evento", prevê o juiz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.