Casamento comunitário reúne 250 casais em Bom Jardim

Atualizada em 27/03/2022 às 14h16

SÃO LUÍS - Em clima de emoção e romantismo, 250 casais oficializaram a união no casamento comunitário realizado ontem, quinta-feira (21), às 10 horas, no Ginásio Projeto Vida, em Bom Jardim. Além do titular da comarca, Júlio César Lima Prazeres, a cerimônia contou com a participação da juíza corregedora Maria das Graças Castro Duarte, que representou o corregedor de justiça, desembargador Raimundo Freire Cutrim, dos juízes das comarcas de Santa Inês, Mário Prazeres Neto, Luis Carlos Dutra dos Santos e Isabela de Amorim Parga; de Zé Doca, Suely de Oliveira Santos Feitosa e Gisele Ribeiro Rondon, além de autoridades e políticos locais. Esse foi o terceiro casamento promovido pela comarca esse ano.

Em meio a flores espalhadas pelo ginásio lotado e ao som da marcha nupcial, casais de várias idades foram recebidos pelo juiz da comarca no salão especialmente preparado para a ocasião. Entre os nubentes, Sinézio Agostinho, 58 anos e Angelina dos Reis, 41 anos, funcionária

do fórum de Bom Jardim; Romauro de Jesus, 20 anos e Francilene Damasceno Oliveira, 17 anos (casal mais jovem) e Nelson José Humbelino, 80 anos e Maria do Carmo da Conceição, 82 (casal mais idoso), que contabiliza exatos 60 anos de união. Ao final da cerimônia, os noivos foram brindados com o sorteio de mais de 150 presentes doados pela comunidade.

Outros 50 casais participam na próxima segunda-feira, 25, às 19 horas, do casamento religioso com efeito civil que acontece na Igreja São Francisco de Assis. A iniciativa faz parte da campanha pelo casamento religioso promovida pela comarca e é uma parceria entre do Judiciário e Igreja, através da Pastoral da Família. A cerimônia marca a abertura dos festejos do padroeiro da cidade.

Além dos casamentos, a comarca promoveu na última quarta-feira, 20, uma reunião para deflagrar o início da Campanha pela Erradicação do Sub-registro. De acordo com Júlio Prazeres, no prazo de 30 dias os agentes de saúde concluirão o levantamento do número de pessoas que não possuem registro civil no município, quando será feito o mapeamento do deslocamento dos cartórios para os distritos de Bom Jardim.

Paralelo a essas ações, a comarca desenvolve junto aos presos do município o projeto "Trabalho e Ressocialização - a liberdade pela arte", voltado para a confecção de artesanato. O projeto conta com as parcerias do Ministério Público, do Conselho da Comunidade e das

prefeituras de Bom Jardim e de São João do Caru. Com o objetivo de garantir condições dignas de salubridade mental aos presos, além de conferir a eles a possibilidade de retorno ao convívio social com perspectivas concretas de inclusão no mercado de trabalho e a sustentabilidade da nova condição, o projeto beneficia atualmente 8 presos que confeccionam porta-jóias, porta-retratos, maquetes e outros produtos a partir de palitos de picolé e de dentes.

Com informações da Corregedoria Geral da Justiça

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.