Senador pede ação para recuperar barragem do Rio Pericumã

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 15h15

BRASÍLIA - O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) solicitou ao Governo Federal uma ação imediata de recuperação da barragem do rio Pericumã, no Maranhão. Ele disse que a barragem não obteve, durante seus 25 anos de existência, nenhum trabalho significativo de conservação.

Pela importância dessa obra, pelo que representa em termos de recursos públicos ali investidos e pela importância social que tem, no sentido da produção de alimentos e benefícios à população pobre da região, faz apelo ao Ministério da Integração Regional, ao Ministério da Agricultura e ao ministro do Programa Fome Zero, pedindo ação imediata para que essa estrutura não seja anulada pelo abandono”, afirmou o senador.

A barragem, segundo informou, beneficia a população pobre de quatro municípios da baixada maranhense. “A imponente estrutura de concreto e aço foi acumulando desgastes e agressões que hoje comprometem sua permanência”, observou. Chuvas torrenciais, enchentes, ventos fortes e tráfego constante de rebanhos abriram ameaçadores pontos de erosão, segundo o senador, e a rede elétrica precisa ser substituída em grande parte. Ele disse também que necessitam de manutenção a casa de máquinas, cabos e roldanas, comandos eletromecânicos de operação e os sistemas de freios.

O grupo gerador, informou, encontra-se em atividade graças à ação da Prefeitura de Pinheiro, mas a operação do sistema da barragem precisa de um corpo de operadores adequadamente treinados. Para o senador, os recursos públicos são desperdiçados não apenas quando não são aplicados nos projetos, mas também quando as obras financiadas são abandonadas e ficam sem manutenção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.