Estado terá maternidades para gestantes de alto risco

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Criar nos 18 municípios-sedes das gerências de desenvolvimento regional uma maternidade para gestantes de alto risco. Essa é uma das metas “ousadas” anunciadas pelo gerente de Qualidade de Vida, Abdon Murad, durante a solenidade de lançamento do Comitê Estadual de Combate à Mortalidade Infantil.

“Nesse comitê multidisciplinar vamos juntar forças para reduzir, nos próximos quatros anos, em níveis consideráveis os índices de mortalidade infantil”, garantiu.

Abdon Murad disse que o governo do Estado vai trabalhar em conjunto e em parceria com órgãos públicos estaduais, municipais e federais, organizações não-governamentais que terão um papel fundamental na formulação e implementação de políticas públicas “eficazes” e “multidisciplinares” que redundem na redução significativa da mortalidade infantil. “É premente atacarmos em vários frentes: educação, geração de emprego e renda, saneamento básico e saúde. Essa é a determinação do governador José Reinaldo Tavares que estabeleceu entre as suas maiores prioridades a real melhoria da qualidade de vida da população”.

O gerente de Qualidade de Vida adiantou que o governo do Estado vai lançar nos próximos dias um amplo programa que será debatido e implantado em conjunto com a sociedade civil organizada. Ele adiantou que em um primeiro momento é necessário priorizar os 122 municípios maranhenses com menores índices de desenvolvimento humano (IDH).

Entre as ações que vão ser desencadeadas – o gerente Abdon Murad – citou a ampliação de programas como o de Saúde da Família, Bolsa/Escola, Bolsa/Alimentação e de Erradicação do Trabalho, elevação dos índices de imunização, garantir nos 217 municípios maranhenses pré-natal de qualidade e estímulo para novos “Hospitais Amigos da Criança”.

“Vamos ampliar para os 122 municípios com menor índice de IDH o Programa Leite é Vida desenvolvido hoje em São Luís e nos municípios da Região Tocantina”, revelou Abdon Murad acrescentando que os municípios vão receber assistência técnica e financeira para implementar com eficiência todos os programas. “Os municípios que conquistarem os melhores resultados vão ser premiados”, assegurou.

Para a coordenadora do Unicef no Maranhão e Piauí, Maria José Medeiros, essa junção de esforços é crucial para garantir um dos direitos fundamentais e básico do ser humano, o de “viver” e, em especial, com “qualidade”. Já para a representante da Pastoral da Criança, Maria Luiza Almeida, esse comitê veio em boa hora. “Nos municípios em que atuamos o índice de mortalidade infantil é de 13%. Agora, temos reduzir que vamos estabelecer esse índice em outros municípios e até mesmo reduzi-lo”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.