VS-30 partirá do CLA na próxima quarta

Os preparativos para o lançamento continuam acontecendo no CLA.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

O lançamento do foguete VS-30 Orion V-02, da missão Pirapema, deverá ocorrer na próxima quarta-feira, com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) entrando em campanha nesta segunda, 4.

Essa será a segunda missão que empregará esse modelo de foguete - que é um desenvolvimento conjunto entre a Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a Agência Espacial Alemã - Deutsches Zentrum für Luft-und Raumfahrt (DLR-Moraba) - e será o primeiro lançamento que ocorrerá essa ano no CLA.

Os preparativos para o lançamento continuam acontecendo no CLA. As medidas de segurança como a interdição do espaço aéreo e marítimo já foram tomadas e abrangem toda a semana que vem. O transporte de equipamentos que serão usados na missão de São José dos Campos – onde fica o CTA – para o CLA deverá estar concluído até o fim da semana.

O lançamento do VS-30 Orion servirá como segundo vôo de homologação do modelo e levará equipamentos de pesquisa da ionosfera e de coleta de dados sobre o vôo do foguete. Um outro lançamento de VS-30 está programado para acontecer ainda esse mês.

A campanha foi batizada de Cumã e dessa vez será utilizado o VS-30 XV-06 que irá levar oito experimentos de sete universidades brasileiras que participam do programa Microgravidade, desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira (Aeb).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.