Juiz da Execução Penal desativa celas de punição em Pedrinhas

Asscom

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Duas celas que serviam de local de castigo de presos na Penitenciária de Pedrinhas foram interditadas na última sexta-feira, 6. A decisão do juiz José Américo Abreu Costa, da Vara de Execução Penal de São Luís, atendeu a pedido do Ministério Público Estadual. A interdição se baseou numa "correição extraordinária" realizada na última semana, quando foram verificadas as más condições de funcionamento das celas.

De acordo com a decisão do magistrado, os presos que se encontravam nessas celas foram remanejados e as cópias dos autos encaminhadas à supervisão do presídio para apuração disciplinar de abusos praticados contra detentos. Nas celas de seis metros quadrados ficavam até três presos, expostos ao sol, à sujeira, e sem ventilação. "As condições das celas violavam o artigo 5º da Constituição Federal que proíbe a tortura e o tratamento desumano ou degradante", informou o juiz José Américo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.