Cooperativa é a saída para empresas de confecção do Maranhão

Agência Sebrae

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

SÃO LUÍS - O segmento de confecções de uniformes em São Luis, no Maranhão, está se articulando para criar uma cooperativa e uma central de compras e vendas para atender a demanda do Estado, principalmente da Polícia Militar. Essa foi uma das conseqüências do Fórum de Confecções, realizado na última sexta-feira, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A criação da cooperativa deverá fortalecer as pequenas empresas para atender outras demandas.

A preocupação é que o segmento continue dependendo apenas de convênios esporádicos, como o que acontece na parceria com a Polícia Militar. Nesse caso, o convênio com a PM promoveu novas ocupações e ajudou a incrementar o setor. A última entrega de uniformes para a PM foi há pouco mais de um mês.

Essa alternativa de criar a cooperativa e a central de compras e vendas resolveria problemas como capacidade de produção, melhoria da competitividade e maior poder de barganha com clientes e fornecedores.

Os pequenos empresários do setor de confecções têm a expectativa de fornecer uniformes para os funcionários da TAM, empresa de transporte aéreo. Na ocasião, a empresa mostrou interesse pela experiência, deixando aberto o caminho para uma parceria comercial.

Os empresários pretendem, ainda, manter contato com potenciais clientes, visitando grandes empresas, instituições e órgãos públicos, principalmente na área de educação. A idéia é divulgar os serviços e sensibilizar futuros parceiros, evitando que o setor continue a depender de contratos temporários.

Para este mês, está marcado um workshop onde serão debatidos problemas e potencialidades do setor. Ficou também acertada a realização de duas turmas do curso Costurando um Pequeno Negócio, que visa preparar 60 empresários para o gerenciamento adequado dos empreendimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.