SÃO LUÍS - O Maranhão continua sendo um celeiro fértil para talentos das artes e da literatura. A permanente produção de grandes poetas, escritores, jornalistas, e o surgimento de novas referências têm encontrado no Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís”, um esteio para o fortalecimento da prática literária, ao mesmo tempo em que representa o único produto cultural, da esfera municipal, de incentivo ao segmento vigente.
Na 33ª edição do concurso, a Fundação Municipal de Cultura (Func) já premiou três categorias: ficção, música e jornalismo, divulgados durante a 4ª Feira do Livro de São Luís. E, agora anuncia os vencedores das categorias poesia e erudição que permaneceram em análise por solicitação da Comissão Julgadora.
Na categoria poesia, o prêmio Sousândrade foi para Lenita Estrela de Sá, com a obra “Pincelada de Dali e outros poemas”. Já, na categoria erudição, quem levou o prêmio Antonio Lopes foi José Antônio Viana Lopes, com o trabalho “Capital moderna e cidade colonial: Antonio Lopes da Cunha e a preservação do patrimônio cultural ludovicense”.
Jurados – O mais antigo plano editorial do estado tem sua credibilidade legitimada pelos 55 anos de existência, e pela comissão julgadora constituída por nomes plenamente aceitos junto ao meio artístico-cultural e acadêmico. Nesta edição, participaram do júri: Ubiratan Teixeira, Aldo Leite, Sabina Carneiro, Alex Brasil, Hagamenon de Jesus, Herbeth Santos, Sandra Regina, Antônio Aílton, Sofiane Labidi, Joaquim Santos, Gustavo Benetti, Alberico Carneiro, Benedito Buzar e Paulo Melo.
Outros premiados – Na ficção, o prêmio Aluízio Azevedo ficou com José de Ribamar Saraiva Fernandes com a obra ‘Agreste’. Na categoria música, prêmio Inácio Cunha, a vencedora foi Karla Cristina Ferro Freire, com ‘Que reggae é esse que jamaicanizou a "Atenas Brasileira"?’. E, o prêmio de Jornalismo ficou com Felix Alberto Gomes Lima, com o trabalho ‘Chico Xavier e o caso Humberto de Campos’. Já, o Prêmio Zaque Pedro, para obra literária na área das artes plásticas, que resgatasse a memória de artistas, obras ou movimentos artísticos maranhenses não atingiu o número mínimo de inscrições.
Premiação – Os vencedores receberão certificados, um prêmio para cada categoria no valor bruto de R$ 5.100,00 (cinco mil e cem reais) e publicação das obras contempladas.
No total, 85 obras participaram da edição 2010 do Concurso, com um número de 69 concorrentes inscritos. O mais antigo certame literário já é consagrado como um dos mais tradicionais incentivos às artes maranhenses.
Fonte: Func
Saiba Mais
- Termina nesta quinta-feira o prazo de inscrição em concurso literário de SL
- Func: abertas inscrições para concurso literário
- Concurso Literário "Cidade de São Luís" permanece com inscrições abertas
- Abertas as inscrições para o 35º Concurso Literário "Cidade de São Luís"
- DPE e AML promovem concurso literário pelos 400 anos de São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.