SÃO LUÍS - O defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, e o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, assinaram Termo de Cooperação Técnica, na manhã desta quinta-feira (6), para garantir a realização do concurso literário “Re-vivendo memórias”, lançado pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), cujas inscrições serão encerradas na segunda-feira (10). O concurso faz parte das ações em comemoração aos 400 anos de São Luís.
O certame premiará os melhores contos, crônicas e poesias produzidos por pessoas com idade a partir dos 60 anos, residentes em São Luís. Conforme o termo, os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por membros da AML. Para Aldy Mello Filho, “o evento visa estimular a produção literária de quem já passou dos 60 anos, como forma de favorecer o seu protagonismo, a sua autonomia e a sua autoestima, de modo a fortalecer a ideia de que o avançar da idade não deve ser motivo para que o idoso deixe de continuar a participar da vida social”.
Na oportunidade, Benedito Buzar, ao confirmar o apoio à Defensoria Pública do Estado, falou da alegria de estar participando da realização do concurso literário “Re-vivendo memórias”, voltado a escritores de uma faixa etária que cresce de forma acentuada e precisa ser valorizada. “Essa parceria, também, permitirá uma maior aproximação da Academia com a comunidade, de forma a garantir a oportunidade aos idosos de mostrarem a sua intelectualidade, suas habilidades, seus talentos artísticos. Trata-se de uma promoção excelente, que tem tudo para ser vitoriosa”, destacou o presidente da AML.
A assinatura do Termo de Cooperação Técnica contou com a presença da coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), da DPE/MA, Isabel Lopizic, e do jornalista Aldir Dantas. Segundo Lopizic, além da Academia Maranhense de Letras, o evento conta com o apoio de parceiros da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) e de outras instituições comprometidas com a valorização e a dignidade da pessoa idosa.
Conforme o regulamento, disponível no sítio eletrônico da Defensoria, no endereço www.dpe.ma.gov.br os autores dos três melhores trabalhos nas categorias crônicas, contos e poesias terão os seus textos publicados em um livro produzido pela Defensoria Pública Estadual e parceiros. Eles também terão direito a certificados. Os vencedores serão anunciados no dia 1º de outubro deste ano.
Ainda de acordo com o edital, serão consideradas inscritas as obras inéditas entregues em envelope lacrado na Defensoria Pública do Estado do Maranhão/CIAPVI, situada na Rua da Estrela, n° 421, Praia Grande, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Os participantes poderão concorrer em mais de uma categoria.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
- Termina nesta quinta-feira o prazo de inscrição em concurso literário de SL
- Func: abertas inscrições para concurso literário
- Concurso Literário "Cidade de São Luís" permanece com inscrições abertas
- Abertas as inscrições para o 35º Concurso Literário "Cidade de São Luís"
- Func anuncia mais premiados em concurso literário
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.