Censo 2010

Trabalho dos recenseadores em Timon está quase no fim

Forte calor e a resistência dos moradores atrapalham a conclusão do trabalho.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h47

TIMON - Noventa e sete por cento dos domicílios de Timon foram visitados pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas alguns desafios ainda precisam ser enfrentados. O forte calor e a resistência dos moradores atrapalham a conclusão do trabalho. A unidade do IBGE de Timon tem até o dia 26 de outubro para enviar os dados coletados para Brasília. A coordenação do Censo na cidade acredita que o prazo será cumprido.

Veja, ao lado, na reportagem de Josué Nogueira e José Mendes.

Esta é ultima vez que o recenseador Erinaldo Fonseca vai descarregar o seu PDA no computador central da base do IBGE em Timon. Depois de ir às ruas e ouvir milhares de moradores, é o fim do trabalho de coleta do Censo 2010. O emprego temporário durou três meses. Além de Erinaldo outros 136 recenseadores percorreram as ruas e zona rural do município. Tarefa árdua, mas com um papel fundamental, o de mostrar para o Brasil como anda a vida dos maranhenses da terceira maior cidade do Maranhão. Mas nesse tempo de trabalho, Erinaldo enfrentou vários desafios. Mas nenhum foi maior do que o sol e o calor. As casas fechadas também foram um grande empecilho, conta ainda o recenseador.

Noventa e sete por cento dos domicílios já foram visitados. A unidade do IBGE de Timon tem até o dia 26 deste mês para mandar o material para Brasília. Outro agente censitário diz que ainda enfrenta dificuldades, mas o município vai cumprir o prazo.

O morador que ainda não respondeu ao questionário do Censo pode agendar a visita de um recenseador pelo telefone 0800-721-8181.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.