SÃO LUÍS - Um carro com três pessoas foi arrastado pela enxurrada no bairro da Cohab, na capital, durante a intensa chuva na noite desse domingo (16).
Segundo informações do comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Robertos, a equipe foi chamada para prestar socorro às vítimas e foi realizado o resgate. Sentindo dores de cabeça, uma adolescente, que estava no veículo, foi encaminhada ao hospital.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
“Atendemos um incidente que poderia ter desfecho grave, uma família de três pessoas teve seu carro arrastado pela enxurrada causou momentos de desespero as vítimas”, escreveu o coronel do CBMMA.
Após minutos de chuva forte, outros pontos de alagamentos também foram registrados pela Grande São Luís.
“A situação evidencia a necessidade de atenção redobrada e medidas de prevenção durante essas condições climáticas adversas”, relatou o comandante ao publicar o vídeo em rede social.
Veja vídeos de outros pontos de alagamentos:
Salinas do Sacavém:
São Bernardo:
Avenida Guajajaras, bairro São Cristóvão:
Participação do internauta
Quer relatar aqui no Imirante a situação da sua rua ou de algum local com alagamento/enxurrada na Grande São Luís ou no interior do Estado? Faça o registro em vídeo ou foto e envie para o WhatsApp da redação.
Saiba o que fazer em caso de chuvas intensas, alagamentos e enxurradas
m caso de alagamentos, enxurradas e inundações, durante fortes chuvas, a população pode tomar algumas medidas de segurança para se proteger, como ficar atenta às informações meteorológicas e aos avisos das autoridades sobre a possibilidade de alagamentos e inundações.
Se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo.
Use rotas alternativas, é preciso se distanciar de áreas inundadas ou com enxurradas, evitando a força da água que pode arrastar pessoas e veículos. Se estiver em casa, desligue a energia elétrica e os aparelhos eletrônicos antes de sair. Se houver risco de inundação em sua casa, desligue o registro de gás e retire os móveis e objetos para locais mais altos.
Evite contato com a água, ela pode estar contaminada com bactérias, produtos químicos e até mesmo vírus como a leptospirose. Caso precise sair de casa, use roupas leves e sapatos antiderrapantes.
Procure abrigo em lugares seguros, como prédios altos, igrejas ou escolas. Porém, se estiver em um veículo durante uma enxurrada, mantenha as janelas fechadas e busque um local seguro para estacionar.
Como pedir ajuda
O número do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é 193, este é número é utilizado em todo o estado para emergências que envolvam incêndios, resgates, salvamentos, entre outras situações que exijam a atuação dos bombeiros. Além disso, em caso de emergência médica, o número 192 é utilizado para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Caso sejam notados sinais de desabamento, infiltração e barulhos estranhos em residências ou espaços públicos, assim como movimentação de postes ou árvores, abandone imediatamente o local e acione a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MA), por meio dos números (98) 98421-0091 (somente via ligação) ou (98) 3212-1521.
Saiba Mais
- VÍDEO: forte ventania causa estragos no Terminal Rodoviário de Dom Pedro do Maranhão
- VÍDEO: chuva provoca alagamentos em bairros de São Luís neste domingo (16)
- Alerta de baixa umidade do ar: 25 cidades do Maranhão enfrentam tempo seco
- Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
- Senado analisa projeto de Lei que propõe isenção da conta de energia aos atingidos por enchentes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.