Transtornos

VÍDEO: chuva provoca alagamentos em bairros de São Luís neste domingo (16)

Por meio de vídeos, internautas registraram os transtornos causados em diversos pontos da cidade durante as chuvas.

Imirante.com

Atualizada em 16/06/2024 às 21h51
Avenida Guajajaras, bairro São Cristóvão. Foto: Reprodução
Avenida Guajajaras, bairro São Cristóvão. Foto: Reprodução

SÃO LUÍS - A forte chuva registrada no início da noite deste domingo (16) causou transtornos para moradores e motoristas da Grande São Luís. Com o acúmulo de água, diversas ruas e avenidas ficaram alagadas, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.

Internautas enviaram ao WhatsApp do Imirante imagens dos cenários caóticos na noite deste domingo. 

Entre os pontos de alagamento registrados estão os bairros Salinas do Sacavém, São Bernardo e São Cristóvão. Veja os vídeos.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Salinas do Sacavém:

São Bernardo:

Avenida Guajajaras, bairro São Cristóvão:

Participação do internauta

Quer relatar aqui no Imirante a situação da sua rua ou de algum local com alagamento/enxurrada na Grande São Luís ou no interior do Estado? Faça o registro em vídeo ou foto e envie para o WhatsApp da redação.

Saiba o que fazer em caso de chuvas intensas, alagamentos e enxurradas

m caso de alagamentos, enxurradas e inundações, durante fortes chuvas, a população pode tomar algumas medidas de segurança para se proteger, como ficar atenta às informações meteorológicas e aos avisos das autoridades sobre a possibilidade de alagamentos e inundações.

Se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo.

Use rotas alternativas, é preciso se distanciar de áreas inundadas ou com enxurradas, evitando a força da água que pode arrastar pessoas e veículos. Se estiver em casa, desligue a energia elétrica e os aparelhos eletrônicos antes de sair. Se houver risco de inundação em sua casa, desligue o registro de gás e retire os móveis e objetos para locais mais altos.

Evite contato com a água, ela pode estar contaminada com bactérias, produtos químicos e até mesmo vírus como a leptospirose. Caso precise sair de casa, use roupas leves e sapatos antiderrapantes. 

Procure abrigo em lugares seguros, como prédios altos, igrejas ou escolas. Porém, se estiver em um veículo durante uma enxurrada, mantenha as janelas fechadas e busque um local seguro para estacionar.

Como pedir ajuda

O número do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é 193, este é número é utilizado em todo o estado para emergências que envolvam incêndios, resgates, salvamentos, entre outras situações que exijam a atuação dos bombeiros. Além disso, em caso de emergência médica, o número 192 é utilizado para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Caso sejam notados sinais de desabamento, infiltração e barulhos estranhos em residências ou espaços públicos, assim como movimentação de postes ou árvores, abandone imediatamente o local e acione a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MA), por meio dos números (98) 98421-0091 (somente via ligação) ou (98) 3212-1521.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.