Meteorologia

Maranhão tem alerta laranja de chuvas intensas e ventos de até 100km/h nesta quarta-feira (15)

Alerta de perigo abrange todos os 217 municípios do estado e tem validade até às 10h, diz o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Imirante.com

Atualizada em 14/01/2025 às 22h06
Inmet emitiu alerta de chuvas para o Maranhão nesta terça-feira (15).
Inmet emitiu alerta de chuvas para o Maranhão nesta terça-feira (15). (Reprodução)

SÃO LUÍS - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (14), um alerta laranja de chuvas intensas para o Maranhão. De acordo com o Inmet, o alerta de perigo abrange todos os 217 municípios maranhenses e tem validade até às 10h desta quarta-feira (15).

Leia também:

Grande São Luís tem alagamentos e danos após horas de chuva; veja vídeos

Chuva deixa trânsito parado em acessos à Região Metropolitana de São Luís

Em apenas 9 horas, choveu 25% do esperado para o mês inteiro na Grande São Luís

Braide fala sobre alagamentos e diz que equipes trabalham para corrigir problemas

Corpo de homem arrastado por enxurrada é encontrado no Geniparana, em São Luís

A previsão do Inmet aponta que pode chover entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia em todo o estado do Maranhão, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. O Inmet ressalta que também pode haver corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientações

Em caso de rajadas de ventos, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de alto risco, a população deve procurar ajuda junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Transtornos na Grande São Luís

A forte chuva registrada desde a noite dessa segunda-feira (13), que se estendeu pela madrugada desta terça-feira (14), voltou a causar transtornos em bairros da Grande São Luís. Com o acúmulo de água e problemas de drenagem, diversas ruas e avenidas ficaram alagadas, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.

Em nota ao Imirante.com, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que choveu mais do que o volume previsto pelos órgãos de monitoramento para esta terça, e que equipes foram acionadas para atuar nos pontos com ocorrência de alagamento.

Também em nota ao Imirante.com, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou que equipes técnicas percorreram os pontos de alagamento das rodovias da Grande Ilha, em decorrência do grande volume de chuvas que caiu durante toda a madrugada e manhã, transbordando rios e riachos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.