Alcântara

Obras do sítio de lançamento de foguetes começam até o fim do ano

A previsão é que o primeiro lançamento do Cyclone- 4 ocorra em fevereiro de 2012.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h49

BRASÍLIA - As obras para a construção do sítio de lançamento de foguetes e satélites da empresa binacional Brasil-Ucrânia, Alcântara Cyclone Space (ACS), na cidade maranhense de Alcântara, devem começar ainda em 2010.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e os diretores da ACS, Roberto Amaral e Oleksandr Serdyuk, estiveram hoje (9), em Alcântara para lançar a pedra fundamental das obras.

De acordo com a empresa, o primeiro passo é a retirada da vegetação do terreno de aproximadamente 500 hectares, autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Aeronáutica alugou à empresa a área no Centro de Lançamento de Alcântara. No sítio, a ACS poderá lançar seus foguetes. A previsão é que o primeiro lançamento do Cyclone- 4 ocorra em fevereiro de 2012.

O complexo espacial da ACS será formado por prédios onde os satélites serão testados e acoplados ao foguete e por um outro local composto pela torre de lançamento, de acordo com informações publicadas na página da ACS.

Como parte da infraestrutura, a empresa binacional contará com uma torre móvel, de 34 metros de altura, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), plataforma capaz de abrigar um Veículo Lançador de Satélite (VLS). A torre deve ficar pronta em dezembro deste ano e permitirá que a operação do foguete seja feita remotamente.

A sala de controle do centro passou por um processo de modernização, iniciado em 2009, para atender à demanda da binacional, de acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A sala fornece uma série de dados, como informações meteorológicas, aos operadores da missão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.