ROMA (ITÁLIA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta segunda-feira (28) a foto de um encontro com o jornalista Julian Assange, fundador do Wikileaks, durante a viagem que fez a Roma para o funeral do papa Francisco.
O encontro não estava informado na agenda oficial do presidente durante a viagem e ocorreu, segundo a postagem de Lula, na última sexta-feira (25).
"Comentamos sobre o engajamento do papa Francisco em favor da causa da liberdade de expressão e de defesa da democracia. Foi a partir da audiência concedida pelo Papa à esposa e aos filhos de Assange, em 2023, que a campanha pela libertação do jornalista ganhou novo ímpeto", afirmou Lula.
A plataforma Wikileaks se tornou mundialmente conhecida em 2010 quando publicou diversos documentos sigilosos do governo dos Estado Unidos. Entre eles, estavam registros secretos do Exército do país, inclusive sobre violações de direitos humanos nas guerras do Afeganistão, iniciada em 2001, e do Iraque, em 2003.
O conteúdo atraiu o interesse de veículos da mídia tradicional de diversas nações e gerou grande repercussão mundial. Desde então, Assange se tornou alvo de investigações criminais nos Estados Unidos.
O ativista, que ficou preso desde 2019 no Reino Unido, chegou a um acordo que lhe permitiu deixar o país.
"Fiquei muito feliz em constatar que Assange está bem de saúde e está reconstruindo a sua vida familiar e profissional. Ele é um exemplo para todos que atuam em defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos", acrescentou Lula, ainda sobre o encontro.
Saiba Mais
- Lula celebra acordo entre China e Estados Unidos: "Tarda, mas não falha"
- Lula estimula Putin a se reunir com Zelensky pela paz
- Parcerias com China beneficiarão infraestrutura e saúde, diz Lula
- Lula lamenta morte de Mujica: "Mostrou que luta política e doçura podem andar juntas"
- CCJ pode votar PEC que acaba com reeleição no Executivo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.