BRASIL - Dezembro e janeiro são meses de férias escolares e também de férias coletivas em muitos setores da indústria. É época de descansar, passear e experimentar coisas novas, mas também é quando os temporais ficam mais frequentes e acontecem em muitas tardes e noites, em quase todo o Brasil.
Se você vai viajar para as festas de Natal e Ano Novo, e também já pensando no período de férias, fique atento a algumas situações meteorológicas muito comuns nesta época do ano, que podem causar transtornos e até inviabilizar a sua viagem.
Ar abafado
O ar quente úmido predomina sobre o Brasil nesta época do ano deixando o ar abafado quase o tempo todo.
- Fique atento para a hidratação especialmente dos idosos e das crianças.
- Não esqueça de levar as garrafinhas de água durante a viagem.
O ar-condicionado do carro está em dia? Cuidado para não se alimentar com comidas pesadas durante a viagem. A combinação de abafamento e excessos alimentares, em geral, não faz bem.
Se você levar animais de estimação para viajar, atenção com alimentação e com a hidratação dos bichinhos.
Se a previsão do tempo for de pouca nebulosidade e pouca chuva para o trajeto da sua viagem, significa que você vai enfrentar maiores períodos com sol forte e calor intenso. Isto pode deixar a viagem desconfortável especialmente, se você não tiver ar-condicionado no carro.
Pancadas de chuva frequentes
As pancadas de chuva desta época do ano ocorrem principalmente à tarde e à noite. Muitas vezes, a chuva cai intensa, mas não se prolonga por muitas horas. É bastante comum passarmos por uma chuva forte e pouco tempo depois a chuva diminui ou até mesmo para.
Não esqueça de checar o estado das palhetas do limpador de para-brisas. Elas ressecam com o calor intenso e deixam de ser eficientes na hora de retirar a água da chuva do vidro frontal do carro.
Uma chuva forte, mesmo em pouco tempo, deixa a pista molhada exigindo diminuição da velocidade e atenção redobrada ao dirigir.
- Se estiver numa situação com muitos raios e não quiser dirigir, pare o carro num local seguro, fique dentro do carro, mas não encoste nas partes metálicas.
Procure não usar o celular numa situação de temporal. Espere a chuva e a atividade de descargas elétricas diminuírem.
Não tente passar com o veículo em alagamentos, especialmente onde você não consegue ver a rodovia ou ruas da cidade.
Raios
Um fenômeno muito comum durante os meses de verão, e de férias, é a ocorrência das descargas elétricas atmosféricas, incluindo os raios.
As mesmas nuvens do tipo cumulonimbus, que provocam a chuva forte ventania, também causam os raios. Raios podem matar!
Se estiver numa situação com muitos raios e não quiser dirigir, pare o carro num local seguro, fique dentro do carro, mas não encoste nas partes metálicas.
Procure não usar o celular numa situação de temporal. Espere a chuva e a atividade de descargas elétricas diminuírem.
Chuva e praia
Janeiro é o mês de férias para muita gente e as praias ainda são um dos locais mais procurados para descansar. Mas as pancadas de chuva típicas de verão, fortes, com raios, podem acontecer em qualquer lugar do Brasil nesta época do ano e não vão perguntar se você está de férias.
Se você estiver na praia e avistar uma nuvem escura, com potencial para chuva avançando na sua direção, não espere a chuva acontecer. Saia imediatamente do mar e da praia. A água salgada do mar facilita a propagação das descargas elétricas
Saiba Mais
- Histórias para os adolescentes se aventurarem nas férias
- Ideias de passeios para o mês de férias em São Luís
- Conheça seis parques ambientais no Maranhão para opção de lazer nas férias
- Veja 12 parques para se divertir durante as férias no Maranhão
- Conheça 12 museus para visitar nas férias em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.