FELIZ DESERTO - Neste domingo (13), um golfinho com manchas de óleo foi achado morto hoje em Alagoas. Instituto Biota de Conservação está fazendo o recolhimento do animal para necropsia. Foi o primeiro mamífero a surgir morto em praia e Alagoas desde a aparição das manchas de óleo no Nordeste, no início de setembro.
Leia também:
Governo investiga navios que podem ser origem do óleo que polui praias
Com manchas de óleo, golfinho é encontrado morto em praia do Ceará
De acordo com relatório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), 13 tartarugas e uma ave já morreram oleadas no litoral nordestino até o último sábado (12).
O coordenador do instituto, Bruno Stefanis, diz que ainda não dá para saber a causa da morte do golfinho. "Somente com a necropsia podemos saber, se ela for conclusiva", afirma. O professor Cláudio Sampaio, da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), diz que, pela foto, se trata de um boto cinza, mas confirma que somente uma necropsia poderá afirmar se há relação do óleo com a morte. "Aparentemente estava em boas condições físicas, sem sinais de baixo peso, por exemplo. Como a carcaça está fresca, será possível inferir se o animal morreu por conta do óleo ou ficou sujo depois de sua morte."
Saiba Mais
- COP29 fecha acordo climático, e chefe da ONU critica resultado
- Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora
- Estados Unidos formalizam apoio à conservação em visita de Joe Biden à Amazônia
- Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre de 2024
- Projeto inclui ações de preservação ambiental no rol de atividades rurais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.