Massacre

Pará: 52 detentos são mortos durante rebelião em presídio

Dois agentes penitenciários foram mantidos reféns no local.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Rebelião deixa 52 mortos no presídio de Altamira, no Sudoeste do Pará.
Rebelião deixa 52 mortos no presídio de Altamira, no Sudoeste do Pará. (Foto: Reprodução)

ALTAMIRA - Na manhã desta segunda-feira (29), os detentos do Centro de Recuperação Regional de Altamira, localizado no Sudoeste do Pará, fizeram uma rebelião. De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), 52 detentos foram mortos, sendo 16 deles decapitados. Dois agentes, que ficaram reféns, foram liberados.

De acordo com a Susipe, a rebelião teve início quando detentos do bloco A, onde estão custodiados presos de uma organização criminal, invadiram o anexo onde estão internos um grupo rival. Após a primeira ação, o anexo foi trancado e os presos atearam fogo em parte da ala.

Ainda de acordo com a Susipe, a fumaça invadiu o anexo e há também presos mortos por asfixia. A Superintendência ainda não identificou os grupos. A ação começou às 7h e terminou por volta das 12h.

A Polícia Civil, a Promotoria e o Juizado de Altamira também estiveram na unidade participando das negociações para a liberação dos reféns. A unidade prisional tem capacidade para 200 detentos, mas era ocupado por 311 presos.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o ministro Sergio Moro está acompanhando o caso, já conversou com o governador do Pará, Helder Barbalho, e deve tratar do assunto novamente em uma reunião nesta tarde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.