ALCÂNTARA - Na tarde desse domingo (22), uma tartaruga marinha foi encontrada em um trecho da praia de Itatinga, em Alcântara, totalmente coberta de óleo. A origem do material poluente é desconhecida, mas de acordo com uma nota emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), as operações no Porto do Itaqui seguem dentro da normalidade, não havendo registro de nenhum vazamento de óleo no local pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).
Leia também: Tartaruga marinha coberta por óleo é resgatada e devolvida ao mar em praia de Alcântara
Segundo o estudante universitário Júlio Deranzani, que há 20 anos mora em Alcântara, a tartaruga estava agonizando na areia, imóvel, quando foi localizada. Só depois de ter sido limpo, o animal foi devolvido ao mar.
Ainda de acordo com a nota emitida pela Sema, o material que foi encontrado em praias do litoral do Nordeste, inclusive do Maranhão, está sendo investigado. Foi criado, sob coordenação, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais um grupo formado pelo Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e setores de Fiscalização, Monitoramento, Biodiversidade e Áreas Protegidas e Laboratório de Análises Ambientais para apurar o caso.
"A equipe foi até o local para fazer o reconhecimento, coleta e levantamento de emissor do material recolhido. As operações no Porto do Itaqui seguem dentro da normalidade não havendo registro de nenhum vazamento de óleo no local pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP)", disse a Sema por meio de nota.
Leia a nota na íntegra:
O Governo do estado informa que está sob investigação o material que foi encontrado em praias do litoral do Nordeste, inclusive do Maranhão. Foi criado sob coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) um grupo formado pelo Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e setores de Fiscalização, Monitoramento, Biodiversidade e Áreas Protegidas e Laboratório de Análises Ambientais para apurar o caso.
A equipe foi até o local para fazer o reconhecimento, coleta e levantamento de emissor do material recolhido. As operações no Porto do Itaqui seguem dentro da normalidade não havendo registro de nenhum vazamento de óleo no local pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).
Saiba Mais
- Brasil é maior poluidor da América Latina
- Aumento na geração de resíduos sólidos representa risco ambiental e à saúde humana
- Brasil gerou 64 kg de resíduos plásticos por pessoa em 2022
- Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar
- Especialista estima redução de 53% das emissões de carbono até 2050
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.