
PH: Posse de Ceres Murad na AML
E mais: A voz do papa para o mundo
Posse de Ceres Murad na AML
É hoje, às 19h, a solenidade de posse da Profa. Dra. Maria Ceres Rodrigues Murad na Academia Maranhense de Letras (AML).
Reitora da UNDB, Ceres vai ocupar a Cadeira nº 4, patrocinada pelo ilustrador, jurista e pensador Cândido Mendes de Almeida e que estava vaga desde o falecimento do escritor e jornalista Joaquim Itapary.
A cerimônia, que acontece na sede da AML, seguida de coquetel no Convento das Mercês, será presidida por Des. Lourival de Jesus Serejo Sousa, presidente da instituição, e terá como orador de recepção à nova imortal, o acadêmico e Desembargador Federal Ney de Barros Bello Filho.
Clique com moderação!
Como ocorre com medicamentos e com alguns produtos alimentícios que são obrigados a expor advertências em suas embalagens, também os telefones celulares deveriam ostentar em suas telas alertas do tipo: “Na dúvida, não clique!”.
Talvez o lembrete servisse para reduzir o número de usuários distraídos ou ingênuos que abrem as portas de suas vidas digitais (e de suas contas bancárias) para golpistas que passam o tempo todo lançando suas iscas venenosas.
Mas também não sei se adiantaria muito. Avisos como esse costumam ser tão inúteis quanto os corriqueiros “beba com moderação” ou “jogue com responsabilidade”. Quase ninguém liga para eles.
Ocorre o mesmo com as numerosas placas de advertência plantadas nas margens das estradas brasileiras: “Dirija com cuidado”, “Obedeça a sinalização”, “Na dúvida, não ultrapasse”. Quem liga para elas?
São bem-intencionadas, mas pouco eficientes.
Clique com moderação!...2
No Brasil, nem as advertências mais fortes parecem funcionar. As carteiras de cigarros, por exemplo, contêm avisos aterrorizantes sobre as doenças do fumo. São necessários, mas nunca ouvi falar de alguém que tenha deixado de fumar por causa delas.
Até lembretes simples têm pouca eficácia entre nós: “Não bata a porta”, “Não coloque lixo neste local”, “Respeite o silêncio”. Às vezes tais mensagens parecem até provocar o efeito inverso.
Por isso, prefiro os bem-humorados. Também são desconsiderados, mas, pelo menos, provocam risos: “Em caso de incêndio, saia do local antes de publicar na internet” e “Não perturbe". Já sou suficientemente perturbado”.
Mas cair na armadilha dos golpistas não tem graça nenhuma. E eles são rápidos: agora já estão disparando ardilosas ofertas de ressarcimento para aposentados extorquidos por associações fraudulentas.
Quem será o novo Papa?
O Conclave começa em 7 de maio e vai definir o futuro da Igreja após Francisco. Progressistas ou conservadores: quem vencerá o braço-de-ferro na Igreja Católica?
Quem, de entre os 135 cardeais que vão se reunir em Roma para eleger o próximo líder da Igreja Católica, está mais bem posicionado para suceder a Francisco
O sucessor do Papa argentino, que morreu no dia 21, será escolhido em votação que promete levar em conta o enfrentamento aos casos de abusos no clero e o futuro da Igreja. Terão direito a voto 135 cardeais. A Europa tem 53 representantes. Italiano e filipino estão entre os favoritos
Os chamados “príncipes da Igreja” ficarão trancados, a partir de 7 de maio, na majestosa Capela Sistina, para eleger o novo líder espiritual de 1,4 bilhão de fiéis, e não poderão sair até que a fumaça branca preceda o esperado “Habemus papam”.
É um processo que desperta fascínio há séculos. O conclave que levou à escolha de Francisco, em 2013, demorou dois dias, a mesma duração do de seu antecessor, Bento XVI, oito anos antes.
O jesuíta argentino faleceu há uma semana e no sábado foi enterrado após adeus solene diante da presença de líderes internacionais e de 400 mil pessoas.
Quem será o novo Papa?...2
O novo papa herdará grandes desafios como o combate a abusos sexuais dentro do clero. A data de 7 de maio foi definida na quinta reunião cardinalícia desde a morte do primeiro papa latino-americano, que abordou “temas de particular relevância para o futuro da Igreja” como “alguns dos desafios que se destacam”. “A evangelização, a relação com outras confissões, a questão dos abusos”, afirmou o Vaticano em um comunicado.
A avalanche de revelações sobre crimes sexuais do clero foi um dos desafios de Francisco, que sancionou prelados e tornou obrigatório denunciar qualquer fato suspeito.
Quem será o novo Papa?...3
Os cardeais participam na quarta-feira da próxima semana de uma missa solene na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Aqueles com direito a voto – que têm menos de 80 anos – entrarão para votar em um processo secreto, que pode durar vários dias.
O Vaticano ainda não confirmou quantos dos 135 “cardeais eleitores” participarão do conclave. Angelo Becciu, de 76 anos, cardeal italiano que já foi uma das figuras mais poderosas do Vaticano, assessor de Francisco, decidiu não participar da eleição. Condenado por peculato e destituído de seus privilégios por Francisco, inicialmente ele havia feito pressão para ser admitido no conclave.
Um total de 80% dos votantes foi designado pelo Papa argentino, muitos de regiões do mundo historicamente marginalizadas pela Igreja.
– Nosso desejo é encontrar alguém que se pareça com Francisco, não que seja o mesmo, mas em continuidade – declarou o cardeal argentino Ángel Sixto Rossi, de 66 anos.
O estilo e as reformas impulsionadas por Francisco despertaram, no entanto, críticas entre os setores mais conservadores, que agora apostam numa mudança mais focada na doutrina.
Quem será o novo Papa?...4
O italiano Pietro Parolin aparece como um dos favoritos, à medida que aumentam os conflitos e as crises diplomáticas no mundo. O cardeal atuou como secretário de Estado com Francisco.
A casa de apostas britânica William Hill o coloca à frente do filipino Luis Antonio Tagle, seguido do cardeal ganês Peter Turkson e do também italiano Matteo Zuppi.
Conclave se popularizou ainda mais após o premiado filme homônimo de Edward Berger.
– É uma oportunidade para mostrar que filmes como Conclave e semelhantes não são a realidade – disse o cardeal espanhol Cristóbal López Romero ao portal oficial Vatican News.
DE RELANCE
A voz do papa para o mundo
Há um prédio no Vaticano onde Rússia e Ucrânia ficam a poucos metros um do outro e convivem em paz, onde o idioma predominante é o italiano, mas todos conversam em inglês, espanhol, português, e outras 37 línguas se for necessário. Há até algumas variantes. No caso da Índia, um país do tamanho de um continente, há, além do inglês, o malaialim, o tâmil e o hindi. São mais de 400 profissionais de 68 nacionalidades envolvidos 24 horas por dia em transmitir ao mundo as notícias da Santa Sé.
Essa é a Rádio Vaticano, a voz oficial do papa. Sua sede fica no final da Via della Conciliazione (a contar da Praça de São Pedro), de frente para o Castel Sant?Angelo, no prédio chamado Palazzo San Pio X.
A redação brasileira está a cargo do paranaense Silvonei José Protz. Nela trabalham sete pessoas. São três andares recheados de salas de redação – em geral, cada país (ou idioma) tem a sua –, estúdios de gravação, locução, técnica e edição de vídeos. No segundo andar também fica o L?Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano.
A voz do papa para o mundo...2
É de responsabilidade dos jornalistas da Rádio Vaticano e Vatican News narrarem ao mundo o que se passa atrás dos muros da Santa Sé.
Nos mais de 40 dias em que o papa Francisco ficou hospitalizado, por exemplo, era por meio das postagens que saiam dali que os veículos de comunicação de todos os quadrantes calibravam a cobertura. Eram mensagens curtas, que se limitavam a reproduzir o boletim médico.
Engana-se, entretanto, quem pensa que os jornalistas que ali trabalham têm informações privilegiadas. Quando se trata da saúde de um pontífice ou, agora, do conclave que elegerá o sucessor de Francisco, nem eles próprios dispõem de detalhes.
Nesses dias de muito trabalho, inclusive a preocupação é unificar o discurso – o que não é fácil em meio a tantos idiomas diferentes e entre tantos profissionais.
Qualquer deslize pode comprometer a credibilidade e até criar uma crise entre a Igreja e alguma religião ou país.
A voz do papa para o mundo...3
Para o Brasil, são três programas ao vivo em língua portuguesa. Com acesso livre intramuros, cobrem os eventos do Papa dentro e fora da Praça de São Pedro, audiências gerais, e distribuem imagens ao planeta.
No estúdio mais moderno, com microfones e câmeras, receberam em maio de 2021 o papa Francisco, na única vez em que o Pontífice esteve na sede da rádio, em entrevista de 10 minutos.
Uma eternidade em se tratando de um papa.
Visita ao túmulo de Francisco
A visitação ao túmulo do papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maggiore – Santa Maria Maior –, segue intensa.
O local foi aberto no domingo. A igreja, que fica fora do Vaticano, era frequentada por Francisco sempre antes e depois de grandes viagens apostólicas.
O espaço que antes era visitado por Francisco agora também reúne milhares de fiéis que prestam homenagens ao Papa.
Camisa vermelha da Seleção
Diante da especulação de que a Nike estaria pensando em lançar uma camisa vermelha para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, o senador Flávio Bolsonaro mostrou irritação com a possibilidade.
Em postagem no seu perfil no X, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que a medida deveria ser “repudiada veementemente” caso se concretize.
– É uma afronta a tudo o que sempre representou o orgulho do nosso povo! (...) Não há justificativa para que, seja quem for, queira substituir o verde e amarelo pelo vermelho – pontuou Flávio.
Sobe a estrela de Graça Amorim
A desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), tem um bom motivo para comemorar.
Ele recebeu convite para participar da reunião de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre “Harmonia com a Natureza e o Bem Viver”, realizada em 22 de abril de 2025, na cidade de Nova York.
Embora ciente da relevância e da profundidade temática do evento, ela não pode comparecer ao evento por estar na África do Sul participando de uma missão internacional de magistrados de diversos países, voltada para a discussão do feminicídio e para a promoção de estratégias jurídicas e institucionais de enfrentamento à violência contra a mulher – uma pauta urgente e essencial no contexto da Justiça ambiental e social.
Gestão da Reputação
A Associação Brasileira de Recursos Humanos seção Maranhão (ABRH-MA) promove nesta quarta-feira a palestra “ESG: Competitividade e Reputação para o RH”, para destacar as grandes oportunidades para empresas e profissionais de recursos humanos na área da Sustentabilidade.
A palestrante convidada da ABRH-MA é a especialista em ESG e Gestão da Reputação Adriana Vieira, CEO da InterMídia Comunicação Integrada; que conta com mais de vinte anos de experiência na comunicação corporativa e na gestão da reputação de diversas empresas; com forte expertise em gerenciamento de crises.
Jornalista, Pós Graduada em Marketing, Relações Públicas e Comunicação Corporativa, Adriana Vieira tem MBAs em ESG e Gerenciamento de Crises.
Ela vai trazer dados atualizados e cases reais de como adotar a agenda ESG (sigla em inglês de Meio Ambiente, Social e Governança) nas pequenas, médias e grandes empresas, e como esse setor desponta atualmente, sendo um nicho de oportunidades para os profissionais de recursos humanos, entre outros.
Novo aplicativo
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) lançará mais um serviço avançado da nova Bilhetagem Eletrônica.
Trata-se do app Bilhete Fácil SLZ, sistema eletrônico, via smartphone, para aquisição de créditos de transporte, pagamento de passagens e acesso aos demais serviços do Sistema Municipal de Transporte Coletivo de São Luís.
Com o app, os usuários poderão fazer, de forma cômoda e rápida, a recarga dos seus cartões de transporte, pagando via pix, e pagar passagens por meio dos QR Codes disponibilizados nos validadores existentes nos Terminais de Integração e nos ônibus.
Por meio do aplicativo Bilhete Fácil SLZ, os usuários de Passe Fácil e estudantes (meia passagem) poderão fazer a recarga dos seus cartões de forma bem moderna, cômoda e segura.
Para gravar na pedra:
“Não há pior pecado do que provocar lágrimas em um rosto que nos deus seus melhores sorrisos”. De Bob Marley.
TRIVIAL VARIADO
40 anos: Maria Adriana Murad Sarney Caminha muda de idade nesta quinta-feira, dia 1º de maio. Ela vai comemorar com um sunset, a partir das 15h40, cercada de amigos, seus bem vividos 40 anos de idade.
Turismo: a Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil, promove amanhã, 30 de abril, o lançamento em Florianópolis (Santa Catarina), do livro “Turismo – nem tudo o que reluz é ouro”, do escritor maranhense Marcelo Aragão Sardinha.
Jogos e apostas: o setor registrou o maior crescimento em publicidade digital no Brasil em 2024, com alta de 192% nos investimentos.
Padarias em alta: o faturamento do setor de panificação cresceu 11% no ano passado. A região Norte do Brasil liderou o crescimento.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.