Leitura

"Na era da IA, a humanidade é o maior ativo", defende Cesar Bullara em livro

Professor do ISE Business School, especialista em gestão de pessoas e doutor em filosofia destaca a potência da mente humana para a solução de problemas mesmo com o avanço da IA.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

O mundo corporativo está em constante transformação e, em meio à ascensão da inteligência artificial (IA), nunca foi tão urgente repensar o papel da humanidade. É partindo dessa necessidade de reflexão que o especialista em gestão de pessoas e doutor em filosofia Cesar Bullara assina Fator Humano, novidade da DVS Editora.

Diretor da área acadêmica de Gestão de Pessoas no ISE Business School no Brasil, o autor reúne insights para pensar, decidir e liderar com consistência. O conteúdo é direcionado a executivos, líderes, empreendedores e qualquer pessoa que busque relevância na era da IA e deseje navegar com sabedoria em meio às transformações globais.

Em um momento em que as máquinas assumem cada vez mais espaço no dia a dia, Bullara acredita que as virtudes humanas – como clareza de pensamento, sabedoria e julgamento moral – permanecem essenciais e insubstituíveis na resolução de problemas e na construção de organizações sólidas. Nesse sentido, ele defende que não se trata de competir com a inteligência artificial, mas de redescobrir e valorizar o que nos torna únicos enquanto indivíduos.

Ao questionar se os dilemas do mundo podem realmente ser resolvidos pelas IAs, Cesar destaca que, embora já tenham superado o cérebro do homem em muitas capacidades técnicas, elas jamais alcançarão a profundidade do pensamento humano ou a intuição necessária para compreender a complexidade das relações e das escolhas. Daí, a magnitude do “fator humano”, destacado no título da obra e essencial para enfrentar os desafios do nosso tempo.

Nas páginas do livro, os leitores encontrarão um chamado para o aprimoramento da capacidade de expandir a mente, desenvolver o pensamento crítico e distinguir o verdadeiro do falso. Para isso, o especialista discute como as dimensões humanas - emocional e psíquica, antropológica e espiritual e social e comunitária - influenciam a tomada de decisões, advertindo para a importância do autoconhecimento e da resiliência no exercício da liderança.

Disponível nas melhores livrarias físicas e digitais, Fator Humano incita uma jornada interior de autodescoberta com abordagem instigante. Em um contexto em que a consciência humana é frequentemente subestimada diante dos avanços tecnológicos, Bullara não poupa esforços para reforçar o valor das virtudes que apenas homens e mulheres possuem. Uma leitura recomendada para quem almeja não apenas ser mais eficaz no ambiente profissional, mas também mais humano em suas relações e ações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.