Leitura

Antologia expõe emoções que borbulham no íntimo feminino na contemporaneidade

Lorena Nery apresenta ‘Acasos, cascas e camadas’, com 49 poemas e contos.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

As dores, alegrias, vontades e sonhos que permeiam a existência feminina ganham voz pela escrita poética de Lorena Nery. Na antologia ‘Acasos, cascas e camadas’, a autora imprime os desafogos de uma mulher a partir da compreensão de três momentos do amadurecimento: os acasos das relações interpessoais, o livramento de cascas dolorosas do passado e a consciência de que uma pessoa é feita de camadas em constante transformação. Evidencia, sobretudo, como o feminismo pode ser a base da força necessária para enfrentar todo este processo.

Com 49 poemas e contos, a escritora busca acolher e confortar leitoras em meio às próprias dores. Ela traduz em versos e rimas anos de vivências alegres, decepções, encontros e desencontros, amizades, laços familiares, abusos, dicotomias da existência e o rompimento com a própria fé. 

Apoiada em nomes como Rupi Kaur, Clarice Lispector e a mentora de escrita Ryane Leão, faz repensar a luta feminista como instrumento de sobrevivência em um mundo injusto, violento e repleto de imposições.

Dividida nas três partes que intitulam a obra, "Acasos" explora relacionamentos efêmeros e encontros fortuitos, capturando a fragilidade e a beleza dos momentos passageiros. Em "Cascas", os versos revelam as dores e descobertas que culminam no processo de autoconhecimento e crescimento pessoal. Por fim, "Camadas" mergulha na psique de uma jovem que se vê liberta das amarras sociais, abusos e julgamentos alheios. Retrata uma mulher que ressignificou a fé e encontrou o divino na liberdade e autenticidade de um carnaval.

O livro celebra as desconstruções e reconstruções que cada mulher enfrenta ao utilizar uma linguagem que combina afetos, desafetos, resistência e resiliência. 

"Escrevi esses textos ao longo de anos e os reuni para que minhas palavras e reflexões pudessem servir de alento a outras pessoas. É sobre se descobrir o tempo todo, e a importância de aprender a se reconstruir diante dos acontecimentos da vida", complementa Lorena Nery.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.