Dia do Dublador

Profissionais afirmam que não têm o reconhecimento que merecem

Voz de Woody na franquia Toy Story, Marco Ribeiro diz que os trabalhadores do setor deveriam ser mais prestigiados.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 30/06/2024 às 12h20
Dubladores brasileiros pedem mais reconhecimento
Dubladores brasileiros pedem mais reconhecimento (Foto: Reprodução)

O Dia do Dublador foi comemorado ontem (29) em todo o mundo. No Brasil,  o segmento reúne gabaritados com trabalhos divulgados mundialmente. No entanto, eles ainda questionam o baixo reconhecimento. 

Um exemplo é a voz de Woody na franquia Toy Story, Marco Ribeiro. Em entrevista ao site Metrópoles, Ribeiro disse que os trabalhadores do setor deveriam ser mais prestigiados. “Ainda existem casos em que a dublagem brasileira, mesmo sendo uma das melhores do mundo, não recebe o reconhecimento merecido.”

Responsáveis por dar vida e personalidade a personagens de produções audiovisuais, com interpretações vocais únicas, os dubladores acabam prejudicados pela falta de regulamentação, segundo Fernanda Barone, dubladora de séries como X-Men: Evolution e Digimon.

Conhecido por ser o melhor dublador oficial de Eddie Murphy no mundo, Mário Jorge está de novo em cartaz com ‘Um Tira da Pesada 4’. A voz de Axel Foley avalia que a tecnologia veio para facilitar seu trabalho.

“Hoje, tecnologicamente falando, é tudo mais fácil. Antes era tudo muito difícil, era magnético, o filme passava em looping. Agora, a gente aproveita tudo que é gravado”, opinou.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.