O Grupo de Capoeira Congo-Aruandê celebrou o lançamento do projeto "Capoeira como Instrumento de Socialização" na Vila Nova. O objetivo central é promover a capoeira como estratégia educacional, cultural e esportiva para o bairro e regiões adjacentes.
Os jovens terão a oportunidade única de participar de oficinas de capoeira, aprendendo movimentações, instrumentalização e receberão capacitações sobre o uso de redes sociais e outras habilidades relevantes.
O projeto é uma realização da ACIB com apoio da Vale e faz parte do programa de Aprendizagem e Execução de Projetos Comunidade 3.0 da ACIB.
"Capoeira como Instrumento de Socialização" busca promover a inclusão social de crianças e adolescentes, fomentando vínculos sociais que contribuam para o exercício da cidadania. O público-alvo são crianças e adolescentes de 5 a 18 anos da comunidade da Vila Nova. O projeto visa desenvolver vínculos sociais para até 30 jovens, oferecendo acesso ao esporte, cultura e lazer através da prática da Capoeira.
Além disso, dez jovens serão capacitados para se tornarem embaixadores digitais e promoverem a capoeira como uma oportunidade essencial no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens da comunidade.
O Grupo de Capoeira Congo-Aruandê, atuante há mais de três décadas na comunidade da Vila Nova, iniciou sua trajetória em parceria com a Escola Comunitária Mariana como Escolinha de Capoeira Aruandê. Sob a direção do professor Vicente Braga Brasil (Mestre Pirrita) e com o instrutor José Tupinambá David Borges (Mestre Negão), o objetivo é ensinar capoeira para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.
Saiba Mais
- 4° Encontro Nacional Cultural Raízes do Brasil é realizado em Imperatriz
- Dia do Capoeirista é comemorado por atletas em Imperatriz
- Dia do capoeirista: saiba mais sobre uma das manifestações culturais mais comum em São Luís
- Sesc realiza Jogos Especiais de Capoeira neste sábado
- Encontro Nacional de Capoeira é aberto em Açailândia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.