"Cultura na Praça"

Sá Viana e Vila Embratel terão exibição gratuita de filmes à comunidade

Em “Busca de um Sonho” e “História de Vida” são curtas-metragens produzidos em oficinas de cinema, por alunos do projeto Cultura na Praça.

Na Mira, com informações da assessoria

O Cultura na Praça realiza oficinas de cinema gratuitas em municípios dos estados do Maranhão e Pará.
O Cultura na Praça realiza oficinas de cinema gratuitas em municípios dos estados do Maranhão e Pará. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Cultura na Praça, que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realiza oficinas de cinema gratuitas em municípios dos estados do Maranhão e Pará. Trata-se de um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 22 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão, alcançando mais de 40 mil pessoas.

Pela primeira vez na capital, o projeto mobilizou jovens e adultos de cinco comunidades. Quem também está com exibição marcada para este fim de semana é a turma do bairro da Vila Embratel. “História de Vida”, que traz a reflexão de oito mulheres sobre suas vidas, histórias e amores, poderá ser assistido no próximo domingo (6), na Praça das 7 Palmeiras, a partir das 18h, quando também haverá apresentações culturais NOSIRA, Afro Resistência e Projeto “Chama pra Dançar”.

“Construir o exercício cinematográfico pautado na autonomia, estimulando o processo criativo dessas pessoas nos possibilita apresentar o cinema como ponto de partida para que o público possa expressar suas linguagens, suas subjetividades. O cinema é a arte do encontro, do coletivo. Este momento de exibição dos filmes é a culminância do projeto. É lindo, é especial ver o brilho no olho de cada um, pois ali está o orgulho de quem pode fazer um filme, contar uma história, além da expectativa de poder mostrar isso aos familiares, amigos, vizinhos”, afirmou o cineasta e coordenador do projeto Cultura na Praça, Cris Azzi.

Criado pela Vivas Esporte Cultura em 2017 e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios beneficiados.

Todos os filmes produzidos no projeto Cultura na Praça ficam disponíveis no Cine Babaçu (www.culturanapraca.art.br), plataforma de exibição on-line. Após as exibições nos bairros, as produções passam a compor a plataforma, que atualmente abriga 35 filmes de curta-metragem, todos com recursos de acessibilidade, como legenda, libras e audiodescrição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.