Países de língua portuguesa cooperarão e investirão na promoção turística

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

LISBOA - A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) informou hoje que estimulará medidas que incentivem a promoção turística e o investimento entre os Estados-membros.

A 4ª Conferência de ministros de Turismo da CPLP, que terminou hoje em Lisboa, estabeleceu a "colaboração" com o objetivo de criar guias turísticos culturais no espaço geográfico da "lusofonia".

Além disso, as autoridades concordaram também em priorizar a cooperação na área da formação profissional para melhorar os recursos humanos dos membros da CPLP no âmbito da formação turística para técnicos e profissionais, assim como dos quadros da Administração Pública.

O evento ocorreu paralelamente à Bolsa de Turismo de Lisboa, a principal feira do setor no país. Os participantes da 4ª Conferência debateram as formas de cooperação a serem desenvolvidas em um futuro próximo e destacaram a importância do turismo como fator de criação de empregos e de crescimento econômico sustentável.

Os representantes concordaram também em compartilhar seu conhecimento em matéria de meio ambiente e patrimônio cultural, assim como em intensificar a cooperação empresarial entre os países de língua portuguesa.

O ministro de Turismo do Brasil, Walfrido Mares Guia, apresentou durante seu discurso o programa "Turismo sustentável e infância" e se comprometeu a dividir sua experiência nesta área com os outros países de língua portuguesa.

A CPLP foi criada em 1996 como um fórum multilateral para aprofundar a cooperação entre Portugal, Brasil, Timor Leste, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Informações do G1

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.