SÃO LUÍS - Com a adesão ao Movimento Brasil de Turismo Cultural, que tem como parceiros, a Unesco e os ministérios do Turismo e Meio Ambiente, São Luís entra na rota do turismo cultural nacional e internacional, atraindo maior fluxo de visitantes ao município.
O secretário municipal de Turismo, Sérgio Rodrigues, garantiu que a administração municipal oferecerá o suporte necessário para que as ações sejam implementadas. Durante esta semana será definida a área territorial que as ações serão desenvolvidas na capital.
O título de Patrimônio Mundial concedido pela Unesco à cidade e a diversidade cultural local foram, segundo a representante do Ministério do Turismo, Carolina de Campos, foram determinantes para que São Luís fosse escolhida como destino de turismo cultural.
Nesta terça-feira, o coordenador do movimento, Cássio Oliveira e a representante do Ministério do Turismo apresentaram o projeto aos membros das instituições que integram o Núcleo Gestor do Centro Histórico de São Luís.
Além de dar projeção internacional a São Luís na área de turismo cultural, Carolina de Campos explicou que adesão agregará outros produtos turísticos aos que já existem na cidade, diversificando a oferta local.
Ela explicou que o Movimento Brasil de Turismo Cultural é a primeira experiência nacional concreta inspirada no Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável.
O projeto trabalha a promoção da diversidade cultural, o desenvolvimento local sustentável, a construção de uma cultura brasileira da hospitalidade, a diversidade territorial, biodiversidade e o resgate e fortalecimento das manifestaões culturais.
Também visa à criação de um ambiente favorável à capacitação profissional, à inclusão social e ao surgimento e fortalecimento de micro e pequenos negócios no setor do turismo, promovendo a sustentabilidade dos destinos turísticos.
Após a definição do local de implantação do projeto em São Luís, serão firmadas parcerias com instituições e empresas privadas, reuniões de planejamento com os parceiros e lideranças da comunidade.
Durante 40 dias um consultor do Instituto de Hospitalidade, organização não-governamental que coordena o movimento, ficará na cidade participando do cotidiano local e sistematizando informaões sobre o turismo e a cultura locais.
Ao final dos trabalhos, o consultor fará uma proposta que sintetize as potencialidades do município na área do turismo cultural. O plano de atuação será elaborado pelo movimento e o grupo local. A previsão é que o projeto seja implantado em seis meses.
Somente 24 localidades brasileiras farão parte do movimento que até agora só é desenvolvido em Diamantina (MG), Cidade de Goiás (GO), Bonito (MS), Aracati (CE), Santa Tereza (RS), Penedo (AL) e o Centro Histórico de Salvador (BA).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.