Secretários do Nordeste abrem Semana do Turismo

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h14

TERESINA – Os secretários de Turismo dos estados do Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará participaram, ontem, da abertura da Semana do Turismo, em Teresina, que acontece até 28 de setembro. Os palestrantes foram o diretor presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI), Pedro Valadares, e o presidente da Empresa Piauiense de Turismo (Piemtur), José Rodrigues Filho.

Os palestrantes apresentaram as soluções e a influência econômica e social que o turismo tem hoje nos estados. Segundo o secretário de Turismo do Maranhão, Airton Abreu, o negócio no setor deve ser tratado com toda responsabilidade.

"O turismo é hoje o maior negócio do mundo e temos que tratá-lo de forma responsável. Nós temos hoje, no Brasil, dois segmentos a serem desenvolvidos – a infra-estrutura e a qualidade de atendimento e a promoção no turismo. Acreditamos que podemos descobrir roteiros importantes", afirmou.

A infra-estrutura e a limpeza também são temas de trabalho do secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Haroldo Cavalcanti Azevedo. "O saneamento básico e a limpeza de vias são ações ligadas ao turismo, nenhum turista quer visitar um local sujo e que não pareça com o cartão postal que ele recebeu de um amigo. Hoje, não podemos viver sem a atividade do turismo, principalmente porque o Estado como um todo depende dele. Já identificamos mais de 50 municípios com potencial turístico pertinente", anunciou.

De acordo com o secretário cearense, Allan Pires Aguiar, o importante no turismo é o "molho".

"Podemos vender um destino, mas é imprescindível que valorize o melhor que ele tem. Na verdade, não vendemos um destino, vendemos o molho. Comparando a um bife, é o molho que o torna melhor. É o diferencial, é mostrar para o turista porque ele deve optar por este roteiro e não outro", disse.

Segundo o secretário executivo da Fundação CTI - Nordeste, Roberto Pereira, a necessidade por infra-estrutura para o turismo é que impulsionou projetos como o Prodetur I e II. "Com a construção de estradas e saneamento básico, podemos viabilizar descobertas de roteiros turísticos e de destinos de pessoas, com valorização de culturas e lugares", afirmou.

Para o presidente da Piemtur, o turismo pode ser viabilizado através da junção de roteiros, como é a proposta da 66ª Reunião da CTI - Nordeste que aconteceu ontem, em Teresina. "Quando unimos forças e vendemos a região, temos mais chances de chamar atenção do turista europeu e brasileiro. De 8 a 10 de outubro, a Região como um todo será apresentada a este público, através de um workshop que acontece em Lisboa. Sozinhos, os estados teriam poucas chances de convencer o turista, mas integrados, todos ganham", afirma.

De cada nove empregos, um está ligado à atividade que pode mover destinos e fazer com que turistas descubram montanhas, lagos, cidades e sabores. A semana do Turismo se encerra no dia 28, com passeio urbano no metrô de Teresina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.