Carnaval consciente

Veja dicas para fazer fantasias de Carnaval e brinquedos com material reciclável

Apesar de as comemorações terem sido canceladas nas cidades brasileiras, o clima festivo permanece.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h13
É possível aproveitar material reciclável para adereços carnavalescos. Foto: Reprodução.
É possível aproveitar material reciclável para adereços carnavalescos. Foto: Reprodução.

SÃO PAULO - O carnaval é o grande evento para os amantes das festas, cores e fantasias. Apesar de as comemorações terem sido canceladas nas cidades brasileiras, o clima festivo permanece e muitas pessoas buscam alternativas para celebrar com alegria, mas com cuidados e sem aglomeração. Para aqueles que procuram diversão com a criançada, é possível usar da criatividade sem precisar sair de casa.

Segundo Simone Carvalho, do Movimento Plástico Transforma, reutilizar resíduos plásticos é uma excelente ideia que proporciona diversão com baixo custo. “É a oportunidade perfeita para passar bons momentos com a família, elaborando brinquedos e fantasias originais, além de ensinar sobre a importância do reuso e da reciclagem”, afirma. Seguem abaixo algumas ideias de reutilização de resíduos plásticos.

Garrafas que iriam para o lixo podem ser reutilizadas de forma criativa. Foto: Divulgação.
Garrafas que iriam para o lixo podem ser reutilizadas de forma criativa. Foto: Divulgação.

Instrumentos musicais: É possível confeccionar chocalhos com garrafa PET e grãos como milho de pipoca e feijão. Basta vedar bem a saída da garrafa e decorar com fitas de cetim, EVA, tinta, entre outras formas de decoração.

Máscara de bichos: Com pratos plásticos, tinta, cartolina e muita imaginação é possível fazer máscaras de carnaval. Basta pintar os pratos e recortar a cartolina para formar olhos, focinho, boca e outras características de cada animal. As crianças também podem usar canetas hidrográficas para dar um acabamento caprichado.

Fantasia de astronauta: Embalagens de refrigerantes podem se transformar em um colorido foguete. A dica é pintar os itens com tinta guache e uni-las com a ajuda de fita dupla face. Para a cauda, aposte em papel crepom vermelho para representar o fogo.

Boliche: Há também opções de jogos. Com dez garrafas PET e uma bola é possível disputar um divertido boliche com a criançada. As embalagens podem ser personalizadas com tintas e adesivos, de acordo com as preferências de cada criança.

Com poucos materiais e criatividade é possível poupar e sobretudo garantir um consumo mais responsável. Agora é só curtir o carnaval com muita cor, responsabilidade e consciência ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.