Afrobrasilidades da cantora Ruaní, de Imperatriz-MA
Em "Afrobrasilidades", Ruaní nos conduz por um passeio sonoro entre sambas em suas diversas formas e suas próprias composições. Seu repertório reverencia grandes nomes da MPB, como Glória Bonfim, Mariene de Castro, Fabiana Cozza e os terreiros do Maranhão
A artista Ruaní, natural de Imperatriz no sudoeste do Maranhão, é uma talentosa cantora, compositora e educadora. Como mulher preta, sua arte se dedica ao fortalecimento da identidade do seu povo, com um foco especial nos povos de terreiro. Suas músicas são hinos dedicados aos Orixás, carregadas de ancestralidade e devoção. Selecionada pelo edital Pátio Aberto, do Centro de Cultura Vale do Maranhão, Ruaní nos presenteou com seu show "Afrobrasilidades" no último dia 15 de agosto.
Em "Afrobrasilidades", Ruaní nos conduz por um passeio sonoro entre sambas em suas diversas formas e suas próprias composições. Seu repertório reverencia grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Glória Bonfim, Mariene de Castro e Fabiana Cozza, e faz ecoar as diversas vozes dos terreiros maranhenses, especialmente ao terecô, também conhecido como tambor da mata. Este espetáculo, criado especialmente para o presente edital, transborda em samba-raiz e samba de roda, ecoando a alma e a resistência de um povo.
Atualmente, Ruaní está finalizando seu primeiro EP autoral, "Guiança", em São Paulo, sob a batuta da talentosa Dessa Ferreira, premiada pelo Prêmio Natural Musical 2021 e Prêmio Açorianos de Música 2023. Este trabalho promete ser mais um marco na trajetória dessa artista que já brilhou em festivais como Usina Cultural, Feira do Comércio de Imperatriz (Fecoimp), Sarau Tatajuba, Festival Sons da Chapada, e em inúmeros bares e restaurantes de sua cidade natal e região.
A banda, que acompanhou Ruaní é composta por quatro talentosos músicos, cada um trazendo sua expertise e paixão para criar um som único e envolvente. Ruaní, com sua voz principal, encantou e emocionou o público com sua interpretação marcante. Humberto Santos, o maestro e violonista, conduz a harmonia e dá vida às melodias com sua habilidade e sensibilidade.
Junior Schubert adiciona uma riqueza sonora com o violino e a rabeca, trazendo um toque de tradição e versatilidade. Uendel Accioly completa a formação com sua maestria na percussão, proporcionando o ritmo e a energia que impulsionam as apresentações da banda. Juntos, eles criam uma experiência musical inesquecível.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.