O poeta está Vivo

Celso Borges será celebrado com lançamento de livro

A programação do "Sarau CB Maio 85" começa às 16h no Cinema Sesc Deodoro. Depois segue no Sebo Chico Discos, a partir das 18h

Pedro Sobrinho - Jornalismo

Atualizada em 20/05/2024 às 10h10
Andrea Oliveira no Troca de Ideia, no Plugado na Mirante FM
Andrea Oliveira no Troca de Ideia, no Plugado na Mirante FM (Divulgação)

O aniversário de nascimento do poeta Celso Borges será celebrado com lançamento de livro inédito, AINDA, além de dança, palestra e filme, neste sábado, 18 de maio, data em que ele festeja 65 anos.

A programação começa às 16h, no Cinema Sesc Deodoro, centro da capital, e segue com sarau no Sebo Chico Discos (esquina da Rua dos Afogados com São João), a partir das 18h.

O livro ainda reúne poemas que o autor organizou em janeiro de 2023, poucos meses antes de sua morte, em abril daquele ano. A obra sai pela coleção Diabo na Aula (Mórula Editorial), coordenada pelo escritor Manoel Ricardo de Lima, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele vem a São Luís para falar sobre a trajetória literária do poeta maranhense na conferência Celso Borges: uma emergência de passados e futuros para o presente.

- Essa foi a última obra que Celso Borges preparou e enviou para publicação e os poemas nele contidos tratam da finitude, o grande tema da existência humana. “Ainda é, antes de tudo, sua profissão de fé na poesia, aquela que nunca desaba, a única capaz de salvá-lo, divindade ou maldição, a quem entregou sua vida e ali, naquele momento, a possibilidade real de sua morte - escreve na apresentação do livro a jornalista e escritora Andréa Oliveira, sua companheira.

Celebração

A programação começa às 16h, com exibição do filme O futuro tem o coração antigo (Lume Filmes), de Beto Matuck e Celso Borges. Segue com a apresentação de coreografia da bailarina Tereza Borges Frota sobre a música O futuro tem o coração antigo (Celso Borges e Ivandro Coêlho) e a conferência do professor Manoel Ricardo de Lima.

Memória viva

Poeta e jornalista, Celso Borges deixa uma obra sólida de poesia contemporânea e memória em 15 livros publicados e pelo menos cinco inéditos – de poemas e reportagem/pesquisa, além de álbuns de música, filmes e registros de suas performances no palco e em estúdio, além de um acervo de livros, discos e objetos que formam um conjunto significativo de sua atuação.

Com a missão de salvaguardar seu legado e acervo, bem como promover o acesso à sua obra, a Casa Palavra Acesa realiza o evento CB Maio 65 em parceria com a Mórula Editorial e apoio do Sesc Maranhão e Edições Guarnicê.

Programação CB Maio 65

Sábado 18/5

16h Cinema Sesc Deodoro 
- Exibição de O futuro tem o coração antigo, filme de Beto Matuck e Celso Borges 
- Coreografia O futuro tem o coração antigo com a bailarina Tereza Borges Frota
- Conferência Celso Borges: uma emergência de passados e futuros para o presente

18h Sebo Chico Discos 
- Sarau CB Maio 65

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.