Troca de Ideia

Resenha de vida marcada pelo ativismo, desafios e conquistas

Tatiana Pereira, secretária de Estado de Juventude, foi anfitriã no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, no último domingo (10/4).

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 14/04/2022 às 21h06
Tatiana Pereira,secretária de Estado de Juventude, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Tatiana Pereira,secretária de Estado de Juventude, na Mirante FM. Foto: Divulgação (Divulgação)

TATIANA PEREIRA, secretária de Estado de Juventude, foi anfitriã no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, no último domingo (10/4).

TATIANA PEREIRA, atualmente secretária de Estado de Juventude, é sinônimo de ativismo, desafios, determinação e conquistas. A engenheira de pesca, formada pela UEMA, foi a anfitriã do TROCA DE IDEIA, no último domingo (10/4), no PLUGADO, na MIRANTE FM.

Indagada pelo jornalista PEDRO SOBRINHO, apresentador do programa, sobre a influência do berço e matriarcal do ativismo social e político praticado por ela, TATIANA foi categórica em dizer que a sua principal rede de apoio é a família e o ponto de referência dela é a mãe DICA FERREIRA, que morreu em 2009.

- A minha militância nasceu com a minha mãe, uma mulher preta, forte, da periferia que lutou em defesa da educação, saúde, enfim, pela melhoria de vida da população do pólo Coroadinho. Ela levou a mim e outros cinco irmãos para conviver com os movimentos sociais. Vem daí, a minha formação política, o olhar crítico que eu tenho. Minha dizia que devíamos sempre lutar na vida - conta.

TATIANA aprendeu transitar por outros caminhos, mas sem perder contato com as origens. O seu habitat natural é o pólo do Coroadinho, onde reside até hoje e mantém o Instituto DICA FERREIRA, entidade que reverencia a sua mãe.

- Eu nasci no pólo Coroadinho, onde moro até hoje. Se hoje tem escola, saneamento básico, mesmo que ainda precário, é uma luta das pessoas da comunidade e a minha mãe fez parte deste movimento social permanente. Eu moro no Coroadinho juntos com meus dois filhos. Irei criá-los com o sentimento de humanidade, pertencimento e resistência. A minha mãe nos ensinou que devíamos ter a educação e o olhar social como foco permanente em nossas vidas - ressalta.

Durante o bate-papo, intercalado com música, Tatiana Pereira falou sobre o acolhimento como secretária de Juventude, de políticas públicas sociais e reais pautadas em oportunidades para juventude maranhense, além da campanha feita pela secretaria para estimular os adolescentes a partir de 16 anos a tirar o título de eleitor e votar em outubro deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.