Reabertura

Templos religiosos, academias e restaurantes reabrem a partir desta quarta em Imperatriz

Estabelecimentos podem funcionar, mas com limitações com 30% da capacidade.

Imirante.com / Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O funcionamento dos templos religiosos será condicionado a apenas 30% da capacidade de assentos.
O funcionamento dos templos religiosos será condicionado a apenas 30% da capacidade de assentos. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ – Entra em vigor nesta quarta-feira (27), novo decreto municipal que define medidas de distanciamento social para conter o avanço do coronavírus (Covid-19). Dando sequência às flexibilizações iniciadas há uma semana, o documento permite funcionar templos religiosos, restaurantes (menos os de buffet ou quilo) e academias.

Como no decreto anterior, a flexibilização se dá, mas apenas com 30% das respectivas capacidades e diante de medidas sanitárias rigorosas. De acordo com o decreto de nº 60, a fiscalização estará nas ruas a partir das primeiras horas, para orientar e, se for o caso, punir os infratores.

O funcionamento dos templos religiosos será condicionado a apenas 30% da capacidade de assentos, com o respectivo respeito ao distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas; todas as pessoas terão de usar máscara de proteção individual e não pode haver aglomeração em períodos que antecedem ou sucedem as celebrações, mesmo nas áreas externas aos templos.

Esportes ao ar livre

As academias de ginásticas poderão funcionar, mas desde que usem áreas de 20 metros quadrados por pessoas; distância mínima entre alunos e professores e com ocupação máxima de 30% da capacidade do ambiente; também terão de evitar compartilhamento de aparelhos e objetos e higienização obrigatória de cada aparelho após uso.

Cinema e teatro

Os restaurantes poderão funcionar a partir do dia 28 de maio, exceto na modalidade de buffet (no quilo) e os das praças de alimentação dos shopping centers. Nos demais casos, com ocupação máxima de 30% da capacidade descrita no alvará de segurança, não mais do que duas pessoas por mesa, higienização completa (álcool em gel ou similar) das superfícies entre a mudança de usuários; medição de temperatura na entrada (acesso proibido a partir de 37,3ºC); estacionamentos limitados a 30% das vagas e terminantemente proibida a venda de bebida alcoólica.

Shopping

Também a partir do dia 28 começarão a funcionar os shoppings centers, com limitações por categoria e tamanho de loja, medição de temperatura na entrada e estacionamentos reduzidos a 30% de suas capacidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.