Coronavírus

Macrorregional adéqua estrutura para receber casos suspeitos de Covid-19 em Imperatriz

Na cidade é a única unidade de saúde referência especializada para atender pacientes com insuficiência respiratória.

Angra Nascimento/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
De acordo com a direção do hospital, são 22 leitos de internação disponíveis para monitorar pacientes que precisam de isolamento.
De acordo com a direção do hospital, são 22 leitos de internação disponíveis para monitorar pacientes que precisam de isolamento. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - O Hospital Macrorregional Ruth Noleto, em Imperatriz, adequou sua estrutura para receber pacientes graves acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19). Na cidade é a única unidade de saúde referência especializada para atender pacientes com insuficiência respiratória, sintomas mais graves da doença.

De acordo com a direção do hospital, são 22 leitos de internação disponíveis para monitorar pacientes que precisam de isolamento. Além disso, o Macro tem 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em uso, e desde essa segunda-feira (30), passou a contar com mais 10 que foram preparados exclusivamente para atender os pacientes que evoluem para estado grave da Covid-19.

Os pacientes internados na ala de isolamento são acompanhados por câmeras de vídeo. “Os pacientes recebem tratamento direcionado para a doença. Nas enfermarias ficarão os casos que não precisam de ventilação mecânica, ou seja, os que não precisam ser entubados”, afirma a médica Mayara Viana.

A infectologista Andreia Narpo explica que o tratamento do paciente com suspeita de coronavírus não depende do resultado do teste, que é feito com amostras coletadas na admissão do paciente. O acompanhamento com exames de imagens como a tomografia, ajuda a identificar a gravidade do caso.

Ela explica, ainda, o protocolo adotado para a proteção dos profissionais da saúde que atendem pacientes com suspeita de coronavírus. “Toda equipe médica, enfermagem, desde a portaria, recepção, todos estão treinados e com equipamentos de proteção individual, para os funcionários sejam o mais protegidos possível”.

Atualmente, há um paciente considerado grave internado na unidade de saúde. Trata-se de um idoso, que deu entrada com insuficiência respiratória, e é suspeito de estar infectado pelo novo coronavírus. De acordo com a equipe médica, é um paciente que já tinha outras doenças. Além desse caso, outras duas pessoas morreram na semana passada no hospital com suspeita de Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.